Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9220
|
Title: | De pequenino é que se auto-regula o destino |
Authors: | Rosário, Pedro Costa, José Mourão, Rosa Chaleta, Elisa Grácio, Luisa Núnez, José Carlos González-Pienda, Júlio |
Editors: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia, CIEP |
Keywords: | Auto-regulação da aprendizagem Monitorização da tarefa Fases do processo de auto-regulação da aprendizagem Self-regulated learning Pré-escolar |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Colibri |
Citation: | "Educação : Temas e Problemas." ISSN 1646-2831. 4 (2007) 281-293. |
Abstract: | Investigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto.
Abstract - Recent research gives evidence to the fact that even small children can self-regulate cognitively and affectively their learning process. This study presents a research project about self-regulated learning processes in kindergarten. The self-regulated competence of 19 children of 5 years age has been analyzed during specific tasks planned in a self-regulated learning promotion program. The children were evaluated before, during and after doing the planned activities in the classroom. Data suggest that the children were able to perceive conceptually the self-regulated cycle phases and managed to use them in the activities done in the classroom. This work gives evidence to the tranversality of self-regulated processes and to their urgent and deliberate promotion even at this school level. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9220 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|