Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9193
|
Title: | Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
Authors: | Bortolanza, Ana Maria Balça, Ângela |
Keywords: | Leitura Práticas de leitura Perfil leitor de universitários Leitura no ensino superior |
Issue Date: | 2013 |
Abstract: | A qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9193 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|