Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9192

Title: Percurso desportivo dos jogadores de futsal em Portugal - Perspetiva dos treinadores sobre os fatores de rendimento desportivo
Authors: Serrano, João M.
Tomas-Carus, Pablo
Shahidian, Shakib
Leite, Nuno
Editors: Serrano, João, M.
Tomas-Carus, Pablo
Shahidian, Shakib
Leite, Nuno
Keywords: futsal
expertise
Issue Date: Jan-2013
Publisher: Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
Citation: Serrano, J., Tomás-Carus, P., Shahidian, S., Leite, N. (2013). Percurso desportivo dos jogadores de futsal em Portugal, perspetiva dos treinadores sobre os fatores de rendimento. Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, janeiro de 2013, 101 p. ISBN: 978-989-97060-5-7.
Abstract: Este documento foi concebido especialmente para apoio aos alunos de licenciaturas nas áreas das ciências do desporto e do treino desportivo, encontrando-se organizado em quatro artigos independentes sobre o futsal em Portugal. Nestes, em termos gerais, pretendeu-se: (i) analisar e caracterizar a preparação desportiva a longo prazo dos jogadores e (ii) identificar a importância atribuída pelos treinadores de diferentes níveis de formação aos fatores do rendimento desportivo e às diversas componentes dos exercícios de treino. Para alcançar estes objetivos, foram realizados estudos que envolveram a recolha de informação retrospetiva através de questionários e onde participaram 411 jogadores portugueses de diferentes escalões etários e níveis competitivos e 92 treinadores (portugueses, espanhóis e brasileiros), com diferentes graus de formação específica, experiência e nível das equipas que treinaram. Com a inclusão, nas amostras, dos jogadores da seleção nacional e de treinadores de seleções nacionais ou de equipas campeãs nacionais, procurou-se identificar e definir uma referência na comparação com jogadores de níveis competitivos inferiores e com treinadores com nível de formação específica inferior, respetivamente. Os resultados obtidos nos questionários apresentados aos jogadores permitem verificar que os melhores jogadores de futsal (experts) se distinguem dos jogadores de níveis competitivos inferiores pela dedicação mais precoce ao treino desportivo e especificamente ao futsal. Facto que é reforçado pelo maior compromisso que assumem com a modalidade, traduzido no acréscimo progressivo do volume de treino semanal e na duração das épocas desportivas. Estes aspetos emergem como fatores discriminantes neste processo, não deixando de referenciar também, o contributo da prática diversificada no percurso dos melhores jogadores portugueses de futsal. Os questionários recolheram ainda informação referente à incidência de lesões desportivas no futsal. A clara predominância da entorse da articulação tíbio-társica confirma o interesse no desenvolvimento de protocolos específicos de prevenção de lesões, especialmente nas crianças e jovens. Os resultados obtidos nos questionários apresentados aos treinadores permitem concluir que os treinadores de elite se diferenciam dos treinadores menos experientes especialmente ao nível da maior importância que conferem aos jogos reduzidos e aos jogos em inferioridade numérica, dentro dos fatores táticos do rendimento desportivo e às componentes oposição e timing de execução dos exercícios de treino.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9192
Type: book
Appears in Collections:ERU - Publicações - Livros
MED - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2013_JS_LIVRO_FUTSAL.pdf6.54 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois