Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9083
|
Title: | Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para o 3º ciclo e Secundário |
Authors: | Trindade, Ana Isabel Martins |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | processo instrucional planificação |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Resumo
Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Matemática para 3.º Ciclo e Secundário de Ana Isabel Martins Trindade
Nos dias de hoje, a escola apresenta-se como um local de formação e convívio com alunos cada vez mais heterogéneos e exigentes. Cabe ao professor acompanhar o rápido desenvolvimento da sociedade atual através da diversificação dos métodos de ensino e da criação de situações de aprendizagem motivantes que impliquem o aluno na sua própria aprendizagem. Assim, na prática de ensino supervisionada realizada pela autora em duas escolas (básica e secundária), foram desenvolvidas atividades que contribuíram para a aprendizagem dos alunos e igualmente para o próprio desenvolvimento profissional, que se reflete neste relatório.
Das muitas aprendizagens identificadas no percurso formativo da autora, destacam-se as realizadas a nível do processo instrucional que orienta as fases de planificação, condução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Sublinha-se o recurso a tarefas de modelação matemática, a condução dos vários momentos da aula e a utilização da tecnologia na sala de aula.;Abstract
Supervised Teaching Practice of the Master on Mathematics Teaching on 3rd Cycle and Secondary levels of Ana Isabel Martins Trindade
Nowadays, school presents itself as a place of training and socializing with students increasingly demanding and heterogeneous. The teacher has to accompany the rapid development of modern society through diversification of teaching methods and creation of motivating learning situations that involve students in their own learning. So, on supervised teaching practice developed by the author in two schools (basic and secondary), several activities were developed that contributed both to students learning and to the author professional development, as explained in this report.
Among the professional knowledge learned during the training process, the author identified several learnigs concerning the instructional process that guides the phases of planning, conducting and evaluating of teaching and learning process. To be stressed are the use of mathematical modeling tasks, the conduct of the various moments of the lesson and use of technology in the classroom. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9083 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|