Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9020
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos |
Authors: | Pepe, Elsa Maria Venâncio |
Advisors: | Moreira, Maria de Lurdes Folque, Maria Assunção |
Keywords: | Educador/professor Perfil profissional |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório contém o meu percurso de aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Exponho uma reflexão sobre a prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio e na Escola de S. Mamede, pertencente ao agrupamento, n.º 3 de Évora. A minha prática educativa teve como pressupostos as quatro dimensões comtempladas no Perfil Profissional do Educador e do Professor de 1º Ciclo.
Este relatório é constituído por sete partes: a primeira refere-se á conceção do educador/professor e a sua profissionalidade; na segunda é feito o Enquadramento teórico do tema do relatório, Aprender por projectos; na terceira é feita a Caraterização/Enquadramento dos contextos institucionais do Pré- Escolar e de 1º Ciclo; na quarta parte caraterizo os grupos de Prática de Ensino Supervisionada de Pré-Escolar e de 1º Ciclo; na quinta parte apresento os Fundamentos da minha ação educativa; na sexta referencio a Organização da ação educativa, quanto ao espaço e materiais no Pré-Escolar e 1º ciclo e a organização do tempo e dos grupos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, e no fim descrevo o decorrer dos projetos do Pré-escolar e de 1.º Ciclo, bem como os processos e as aprendizagens realizadas a partir desta metodologia de ensino.
Projects for Learning
Abstract
This report contains my journey of learning achieved during the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st Primary School. This report expose a reflection on the educational practice developed at Kindergarten Casa Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio and at S. Mamede School, taking into account the four dimensions of the Profile of Professional Educator and Teacher's 1st Cycle.
This report consists of seven parts: the first refers to the conception of the educator / teacher and his professionalism. The second present the theoretical framework. In the third announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action.cter / Environment institutional contexts of the Preschool and 1st cycle. In the fifth announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action. In the sixth show the Organization of educational action, as to space and materials in Preschool and 1st cycle. Also show the organization of time and groups of Preschool and 1st cycle. In the seven part present the projets, on which the subject of the report, learning for projects in Preschool and 1st cycle, explaining how to learn / work on projects. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9020 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|