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http://hdl.handle.net/10174/8677
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Title: | INTERAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: SINAIS DE MUDANÇAS EDUCACIONAIS |
Authors: | Silvestre, Maria José Gomes, Sónia Fialho, Isabel Cid, Marília |
Keywords: | avaliação escolas família comunidades escolar e educativa práticas |
Issue Date: | Dec-2011 |
Citation: | Silvestre, M. J.; Gomes, S.; Fialho, I. & Cid, M. (2011). Interação escola, família e comunidade no processo de autoavaliação das escolas: sinais de mudanças educacionais. In C. S. reis & F. S. Neves (Coord). Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 185-192). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda (ISBN 978-972-8681-35-7) |
Abstract: | A modernização do sistema educativo passa, para alguns autores, pela sua descentralização e por um investimento nas escolas como lugares de formação, como espaços de autonomia pedagógica, curricular e profissional, o que implica um esforço de compreensão do papel dos estabelecimentos educativos como organizações que têm forçosamente de adquirir agilidade e flexibilidade incompatíveis com a inércia burocrática e administrativa que as tem caracterizado.
Para certos estudiosos, as mudanças educacionais desejadas e desejáveis passam pela assunção clara da escola enquanto organização peculiar que tem como premissa a interação entre as pessoas para a promoção da educação e formação humanas. A instituição escolar caracteriza-se por ser um sistema de relações humanas e sociais com particularidades de interação que a diferenciam das empresas convencionais. Não pode deixar de ser considerada um organismo social que reúne pessoas que interagem mutuamente por meio de estruturas e processos organizativos exclusivos, visando alcançar os objetivos educacionais.
Afigura-se essencial que na escola haja lugar a uma gestão holística e sustentável nas áreas da estratégia, criatividade e inovação, da gestão do capital humano e do conhecimento. Para que tal aconteça, parece ser necessário investir fortemente em áreas tais como a da formação, da comunicação e informação e, centralmente, da autorregulação ou autoavaliação. Parece necessário proceder à gestão da mudança educativa, construir uma outra cultura organizacional, investir na comunicação, desenvolver as capacidades dos atores organizacionais e intensificar as interações entre escola, família e comunidade.
Assim sendo, este estudo parte da questão: De que forma participam as famílias e a comunidade envolvente no processo de autoavaliação das organizações escolares? e, através dos dados constantes nos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, visa conhecer o grau de participação das famílias e da comunidade na concretização do processo de autoavaliação das escolas e identificar boas práticas nas interações entre as escolas, famílias e comunidade escolar, extra-escolar e educativa, nomeadamente em áreas como as da formação e da comunicação e informação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8677 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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