|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8673
|
Title: | O PROJETO TURMAMAIS, ALGUNS FATORES DE EFICÁCIA E MEDIDAS DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR |
Authors: | Fialho, Isabel Salgueiro, Hélio Cristóvão, Ana Maria |
Keywords: | monitorização de resultados Projeto TurmaMais ciclo de estudos trabalho colaborativo |
Issue Date: | Feb-2013 |
Publisher: | Editor Educación Cubana |
Citation: | Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cristóvão, A. M. (2013, 4 a 8 de fevereiro). O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar. In Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores. Habana: Editor Educación Cubana (2012, 3 e 4 de dezembro). Comunicação oral apresentada no Congreso Internacional Pedagogía 2013. Encuentro por la
unidad de los educadores, realizado em Cuba, Habana. |
Abstract: | O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas
escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da
Educação.
Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas
antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao
insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos,
subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores
de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo.
Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do
insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último
apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8673 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|