Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8355

Title: Actividades Práticas de Campo em Geociências: Uma Proposta Alternativa
Authors: Bonito, Jorge
Sousa, Manuel
Editors: Leite, Laurinda
et al.
Keywords: atividades práticas
geociências
educação em ciência
Issue Date: 1997
Publisher: Departamento de Metodologia da Educação da Universidade do Minho
Abstract: O efeito de designar traduz já um sentido de nomear assinalando, e, como tal, significa. Daí acharmos importante a defesa de uma determinada designação em detrimento de outra no que respeita às actividades educativas que se desenvolvem no campo. Uma das formas de assumir as actividades práticas em Geociências é realizar diversos trabalhos práticos no campo. Autores distintos apresentam designações várias para essas actividades, mesmo quando têm papéis idênticos, muitas vezes sem critérios justificáveis. Uns chamam-lhes saídas de campo (Brusi, 1992a; García de la Torre, Sequeiros e Pedrinaci, 1993; Jaén e Bernal, 1993; Vilaseca e Bach, 1993; Nieda, 1994; Pedrinaci, Sequeiros e García de la Torre, 1994); outros excursões (Anguita e Ancochea, 1981; Compiani e Carneiro, 1993; Terrinha et al., 1995), actividades didácticas de geologia de campo (García de la Torre, 1994), actividades de campo (Martín et al., 1992) visitas de estudo (Andrade, 1991), ou ainda itinerários (Alvarez, 1986). No nosso ponto de vista são de evitar as designações «saída», «excursão de campo» e «visita de estudo» dentro do âmbito das actividades de aprendizagem que tratamos. O vocábulo «saída», derivado do latim salir, significa partida ou um meio de sair. A «excursão» (de excursione) denuncia uma actividade lúdica como um passeio ou jornada recreativa. De igual modo o substantivo «visita», derivado do verbo visitare, representa um percurso que se percorre de aspecto recreativo. Preferimos adoptar a designação actividades práticas de campo (APC) avocadas como todas as acções, sejam de ocupação manual ou intelectual, práticas, realizadas em meio natural, com fins educativos e que requerem uma preparação prévia muito cuidada, uma execução fundamentada pedagogicamente, um trabalho de aprofundamento e revisão depois da ida ao campo, e uma avaliação das actividades.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8355
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

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