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http://hdl.handle.net/10174/8355
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Title: | Actividades Práticas de Campo em Geociências: Uma Proposta Alternativa |
Authors: | Bonito, Jorge Sousa, Manuel |
Editors: | Leite, Laurinda et al. |
Keywords: | atividades práticas geociências educação em ciência |
Issue Date: | 1997 |
Publisher: | Departamento de Metodologia da Educação da Universidade do Minho |
Abstract: | O efeito de designar traduz já um sentido de nomear assinalando, e, como tal, significa.
Daí acharmos importante a defesa de uma determinada designação em detrimento de
outra no que respeita às actividades educativas que se desenvolvem no campo.
Uma das formas de assumir as actividades práticas em Geociências é realizar diversos
trabalhos práticos no campo. Autores distintos apresentam designações várias para essas
actividades, mesmo quando têm papéis idênticos, muitas vezes sem critérios justificáveis.
Uns chamam-lhes saídas de campo (Brusi, 1992a; García de la Torre, Sequeiros e
Pedrinaci, 1993; Jaén e Bernal, 1993; Vilaseca e Bach, 1993; Nieda, 1994; Pedrinaci,
Sequeiros e García de la Torre, 1994); outros excursões (Anguita e Ancochea, 1981;
Compiani e Carneiro, 1993; Terrinha et al., 1995), actividades didácticas de geologia de
campo (García de la Torre, 1994), actividades de campo (Martín et al., 1992) visitas de
estudo (Andrade, 1991), ou ainda itinerários (Alvarez, 1986).
No nosso ponto de vista são de evitar as designações «saída», «excursão de campo» e
«visita de estudo» dentro do âmbito das actividades de aprendizagem que tratamos. O
vocábulo «saída», derivado do latim salir, significa partida ou um meio de sair. A
«excursão» (de excursione) denuncia uma actividade lúdica como um passeio ou jornada
recreativa. De igual modo o substantivo «visita», derivado do verbo visitare, representa
um percurso que se percorre de aspecto recreativo.
Preferimos adoptar a designação actividades práticas de campo (APC) avocadas como
todas as acções, sejam de ocupação manual ou intelectual, práticas, realizadas em meio
natural, com fins educativos e que requerem uma preparação prévia muito cuidada, uma
execução fundamentada pedagogicamente, um trabalho de aprofundamento e revisão
depois da ida ao campo, e uma avaliação das actividades. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8355 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
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