Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8225

Title: Políticas educativas no portugal do séc. xxi - um estudo com base na revisão dos normativos em vigor
Authors: Barros, Rosa
Sebastião, Luís
Editors: Patricio, Manuel Ferreira
Sebastião, Luís
Justo, J. M. M.
Bonito, Jorge
Keywords: Educação
Issue Date: 2012
Publisher: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural
Citation: Barros, R., & Sebastião, L. (2012). Politicas educativas no portugal do séc. xxi - um estudo com base na revisão dos normativos em vigor. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. M. Justo, & J. Bonito (Eds.) Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação. Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural.
Abstract: O tronco unificador da árvore educativa em Portugal sintetiza-se num conjunto de normativos que regulam o processo de ensino/aprendizagem, do pré-escolar ao ensino universitário, passando pelas diversas vertentes e modalidades que assume a escolaridade portuguesa. O primeiro documento, a partir do qual se postula toda a legislação em vigor é a Constituição Portuguesa de 1976, sendo a Lei n.o 46/86 de 14 de Outubro, a Lei de Bases do Sistema Educativo, o documento base estruturador do sistema educativo português. De 1986 a 2010, têm-se sucedido reformas, alterações curriculares, diferentes perspectivas de se encarar a educação e os seus actores. Com o presente estudo, que se enquadra no âmbito de uma investigação mais ampla, pretende-se apresentar e debater as principais linhas do pensamento educativo, com base na interpretação dos principais normativos em vigor, procurando responder à questão de qual será o modus operandi mais adequado para dar resposta aos desafios do século XXI, em Portugal. Paradoxalmente, elementos da pedagogia crítica coexistem com elementos de um pensamento neoconservador, no quadro normativo português: ideias como a “igualdade de oportunidades” e “inclusão” surgem ao mesmo tempo em que cada vez mais se incrementam “Quadros de Valor e Excelência”, “Prémios de Mérito” para docentes e discentes, numa procura de excelência mais próxima de uma política neoconservadora.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8225
Type: bookPart
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