Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8204
|
Title: | AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA PSICOPEDAGOGIA: ESTUDO DE CASO |
Authors: | Vieira, Liege Bonito, Jorge |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | conhecimento subjetividade ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo demonstrar o posicionamento de professores e alunos relativamente ao processo de construção do conhecimento num turma de 5ª série, que apresenta dificuldades específicas de ensino e de aprendizagem, numa escola pública de ensino fundamental, na região metropolitana de Belém, no Estado do Pará no Brasil. É um estudo de caso único desenvolvido no âmbito da metodologia quanti-quali de pesquisa educacional. A investigação pautou-se pelas análises fenomenológica e estrutural da interação em sala de aula, sob a ótica da avaliação psicopedagógica do fenómeno educativo, particularmente o tipo de relações que se estabelecem entre docentes e discentes, tendo em vista a presença inalienável da subjetividade humana no contorno das interações educacionais. Os resultados obtidos evidenciam a singularidade da construção do conhecimento em relação a subjetividade dos sujeitos envolvidos, as implicações político-pedagógicas, curriculares e conceituais, mescladas à complexidade da prática educativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8204 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|