Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8139
|
Title: | Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora. |
Authors: | Guerreiro, Ana Cristina Balça, Ângela |
Keywords: | transversalidade literacia em leitura compreensão na leitura estratégias de leitura avaliação da leitura |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Ana Cristina Guerreiro & Ângela Balça. (2012). Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 |
Abstract: | A investigação, que aqui apresentamos, teve como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do desempenho dos alunos do 9.º ano de escolaridade no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Com este estudo procurámos, no essencial, perceber em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, pode contribuir para a promoção de uma aprendizagem mais significativa, potenciando deste modo a formação de alunos leitores mais competentes e mais críticos. Assim, os resultados obtidos apontam em dois sentidos, que eventualmente se complementam, no sentido de explicar o fraco desempenho dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010: por um lado, os alunos valorizam de forma moderada a leitura; por outro, assistimos ainda a incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8139 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|