Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8137
|
Title: | TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES. |
Authors: | Tomé, Anabela Balça, Ângela |
Keywords: | Leitura Formação de leitores Literatura na sala de aula |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Anabela Tomé & Ângela Balça (2012). LER NA ESCOLA: TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 |
Abstract: | Consideramos que a leitura de textos literários na escola se relaciona diretamente com a educação para a leitura e que a literatura pode constituir-se como material privilegiado para o conhecimento de diferentes posturas frente às situações sociais que nos rodeiam. A leitura, a interpretação e, sobretudo, a produção de texto propiciam que os alunos percecionem novos mundos e facilitam o seu envolvimento com as ideias enunciadas pelo autor, confrontando-as com as suas, desenvolvendo a sua compreensão leitora e contribuindo assim para a formação de leitores críticos.
O presente artigo resulta de um trabalho de investigação, realizado com uma turma de 9.º ano, inspirado no modelo Literature based reading program de Hallie Yopp e Ruth Yopp (2006), aplicado ao estudo de um conto do escritor português do século XIX, Eça de Queirós, mas também da aplicação do mesmo modelo ao estudo de outras obras abordadas posteriormente na nossa prática letiva. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8137 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|