Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8137

Title: TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES.
Authors: Tomé, Anabela
Balça, Ângela
Keywords: Leitura
Formação de leitores
Literatura na sala de aula
Issue Date: 2012
Citation: Anabela Tomé & Ângela Balça (2012). LER NA ESCOLA: TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Abstract: Consideramos que a leitura de textos literários na escola se relaciona diretamente com a educação para a leitura e que a literatura pode constituir-se como material privilegiado para o conhecimento de diferentes posturas frente às situações sociais que nos rodeiam. A leitura, a interpretação e, sobretudo, a produção de texto propiciam que os alunos percecionem novos mundos e facilitam o seu envolvimento com as ideias enunciadas pelo autor, confrontando-as com as suas, desenvolvendo a sua compreensão leitora e contribuindo assim para a formação de leitores críticos. O presente artigo resulta de um trabalho de investigação, realizado com uma turma de 9.º ano, inspirado no modelo Literature based reading program de Hallie Yopp e Ruth Yopp (2006), aplicado ao estudo de um conto do escritor português do século XIX, Eça de Queirós, mas também da aplicação do mesmo modelo ao estudo de outras obras abordadas posteriormente na nossa prática letiva.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8137
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tome&Balça 2012.doc77.5 kBMicrosoft WordView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois