Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8126

Title: O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA. UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 11.º ANO DE ESCOLARIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA
Authors: Correia, Sónia
Cid, Marília
Editors: Magalhães, Olga
Folque, Assunção
Keywords: ensino
aprendizagem
evolução biológica
Issue Date: 2012
Publisher: DPE-UE
Citation: Correia, S. & Cid, M. (2012). O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula. Uma abordagem com alunos do 11.º ano de escolaridade na disciplina de biologia e geologia. In O. Magalhães, & A. Folque (Org), Práticas de investigação em educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Abstract: A teoria da evolução de Darwin tem sido o eixo integrador do pensamento biológico. Neste sentido, esta investigação teve como tema o ensino da evolução biológica e as aprendizagens realizadas, procurando dar resposta às seguintes questões: (i) Como é tratado pelos professores o tema evolução biológica na sala de aula? e (ii) Que aprendizagens são efectuadas pelos alunos sobre o tema evolução biológica? O estudo incidiu sobre duas turmas do 11.º ano, na disciplina de Biologia e Geologia, seguindo uma abordagem de estudo de caso. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados (questionário, entrevistas, teste de aprendizagens), de forma a aprofundar a análise e a triangular a informação obtida. Os resultados mostram que o ensino praticado era centrado no professor, existindo no entanto uma manifesta preocupação em envolver os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, os estudantes revelaram dificuldade em estabelecer relações entre conceitos e em alcançar aprendizagens mais profundas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8126
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo_ Sónia & Marília_DPE.doc176.5 kBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois