Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8001
|
Title: | O papel das representações na resolução de problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade |
Authors: | Pinto, Elisa Canavarro, Ana Paula |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Ensino da matemática Representações dosa lunos resolução de problemas |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Ana Paula Canavarro |
Citation: | o Pinto, E., & Canavarro, A. P. (2012). O papel das representações na resolução de problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação.
|
Abstract: | Pretende-‐se
investigar
o
papel
que
as
representações,
construídas
por
alunos
do
1.º
ano,
desempenham
na
resolução
de
problemas
de
Matemática,
a
qual
constitui
uma
atividade
fundamental
na
aprendizagem
da
Matemática
no
1.º
Ciclo.
A
metodologia
de
investigação
segue
uma
abordagem
interpretativa
tomando
por
design
o
estudo
de
caso.
Trata-‐se
simultaneamente
de
uma
investigação
sobre
a
própria
prática,
correspondendo
os
quatro
estudos
de
caso
a
quatro
alunos
da
turma
de
1.º
ano
da
investigadora.
As
representações
icónicas
e
as
simbólicas
são
apontadas
como
as
representações
usadas
preferencialmente
pelos
alunos,
embora
com
funções
distintas.
Os
elementos
simbólicos
apoiam-‐se
frequentemente
em
elementos
icónicos,
sendo
estes
últimos
que
ajudam
a
descompactar
o
problema.
Nas
representações
icónicas
enfatiza-‐se
o
papel
do
diagrama.
As
representações
construídas
pelos
alunos
são
fundamentais
para
a
correta
interpretação
e
resolução
dos
problemas,
não
dependem
exclusivamente
do
tipo
de
estratégia(s)
desenvolvida(s),
parecendo
estar
diretamente
relacionadas
com
as
caraterísticas
da
tarefa
proposta. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8001 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|