|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7903
|
Title: | Um Olhar em Torno de Possibilidades de Conhecer a Diferença de Forma Diferente: Notas de uma investigação com narrativas de vida |
Authors: | Leal da Costa, Maria da Conceição Biscaia, Constança |
Editors: | Bermudez, Loreto Del Rio Álvarez, Inmaculada Teva |
Keywords: | Investigação narrativa Produção de conhecimento Construções e interpretações Dar voz ao professor |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Associación Española de Psicologia Conductal |
Citation: | Leal da Costa, M.C. e Biscaia, C. (2012)"Um olhar em torno de possibilidades de conhecer a diferença de forma diferente" inL. Del Rio Bermudez e I.T. Alvarez (eds) FECIES 2012, pp.1359-1363. Granada, Facultad de Psicologia da UG: Associación Española de Psicologia Conductal. |
Abstract: | A investigação narrativa oferece aos sujeitos nela envolvidos um vasto conjunto de oportunidades únicas. Todavia, para o investigador, analisar e interpretar histórias, mantendo o enfoque no objeto de estudo deixando,simultaneamente, transparecer fielmente a voz de quem colaborou, são tarefas que fazem parte de uma atividade complexa e eticamente exigente.A investigação que deu origem a esta reflexão inscreve-se na tese de doutoramento em curso. Pretende-se conhecer aspetos contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, em local de trabalho e em tempo de mudança curricular, de cada um dos oito professores colaboradores neste estudo.
Admitiu-se que as narrativas que escreveram foram muito mais do que as suas histórias de vida profissional . Interpretar histórias singulares, tem-se revelado um longo e aliciante processo de (re)construção de saberes. Simultaneamente, considera-se um empreendimento onde a liberdade de criação foi revelando permanentes exigências de disciplina e rigor metodológicos, na forma como os “dados” se apresentaram para análise e se foram traduzindo em significados. A consciêcia do envolvimento do par investigador/colaborador, em sentidos e significados que atravessam toda a investigação, e os particulares cuidados que se foram impondo no decorrer do trabalho, permitem acreditar na produção de conhecimento por esta via e no seu valor. Sem perder de vista o objetivo de dar voz a cada um dos professores e não ao investigador, identificar e compreender possibilidades de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho tem-se manifestado uma experiência de conhecer e compreender a diferença de forma diferente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7903 |
ISBN: | ISBN-13: 978-84-695-6734-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|