|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7858
|
Title: | Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico |
Authors: | Candeias, Adelinda Rebelo, Nicole |
Editors: | INFAD |
Keywords: | perfis atitude face à escola atitude face à língua portuguesa atitude face à matemática competência emocional |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | International Journal of Developmental and Educational Psychology |
Citation: | Candeias, A. A., & Rebelo, N. (2012). Estudos de caracterização dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 143-154. (ISSN: 0214-9877). |
Abstract: | Com este estudo propomos caracterizar os perfis atitudinais dos alunos, do ensino básico português, face à escola (atitude face à aprendizagem, face à competência e a motivação) em função das atitudes face às disciplinas escolares nucleares – Língua Portuguesa e Matemática, e as competências emocionais dos alunos (Adaptabilidade, Humor Geral, Gestão do Stresse, Compreensão Intrapessoal e Interpessoal).
Participaram 671 alunos dos três ciclos do ensino básico, provenientes de escolas regulares de Portugal continental. Foram aplicados: Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Candeias & Rebelo, 2011), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa, Neto, Pomar & Candeias, 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar, Neto, Candeias & Silva, 2011), Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011).
Os resultados deste estudo revelam uma composição do perfil funcional de atitude face à escola, que combina outros recursos atitudinais de natureza positiva relativos às disciplinas nucleares como a matemática e a língua portuguesa e de natureza negativa como o desafecto face às mesmas disciplinas. Este perfil inclui ainda recursos emocionais como a adaptabilidade, humor, intrapessoal e interpessoal e a dificuldade em gerir o stresse.
A finalizar reflecte-se sobre as implicações destes tipo de indicadores emocionais e afectivos nos perfis do alunos do 1º ao 3º ciclo na compreensão das razões porque nem sempre as estratégias do ensino-aprendizagem são eficazes em termos dos resultados dos alunos e também em termos do seu bem-estar psicológico. |
URI: | http://www.infad.eu/revista/ESTUDOS%20DE%20CARATERIZA%C3%87%C3%83O%20DOS%20PERFIS%20ATITUDINAIS%20E%20EMOCIONAIS%20EM%20ALUNOS%20DO%20ENSINO%20EB.pdf http://hdl.handle.net/10174/7858 |
ISSN: | 0214-9877 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|