Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7858

Title: Estudos de caraterização dos perfis atitudinais e emocinais em alunos do ensino básico
Authors: Candeias, Adelinda
Rebelo, Nicole
Editors: INFAD
Keywords: perfis
atitude face à escola
atitude face à língua portuguesa
atitude face à matemática
competência emocional
Issue Date: 2012
Publisher: International Journal of Developmental and Educational Psychology
Citation: Candeias, A. A., & Rebelo, N. (2012). Estudos de caracterização dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico. International Journal of Developmental and Educational Psychology/INFAD: Revista de Psicología, 2(1), 143-154. (ISSN: 0214-9877).
Abstract: Com este estudo propomos caracterizar os perfis atitudinais dos alunos, do ensino básico português, face à escola (atitude face à aprendizagem, face à competência e a motivação) em função das atitudes face às disciplinas escolares nucleares – Língua Portuguesa e Matemática, e as competências emocionais dos alunos (Adaptabilidade, Humor Geral, Gestão do Stresse, Compreensão Intrapessoal e Interpessoal). Participaram 671 alunos dos três ciclos do ensino básico, provenientes de escolas regulares de Portugal continental. Foram aplicados: Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Candeias & Rebelo, 2011), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa, Neto, Pomar & Candeias, 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar, Neto, Candeias & Silva, 2011), Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias, Rebelo, Silva & Cartaxo, 2011). Os resultados deste estudo revelam uma composição do perfil funcional de atitude face à escola, que combina outros recursos atitudinais de natureza positiva relativos às disciplinas nucleares como a matemática e a língua portuguesa e de natureza negativa como o desafecto face às mesmas disciplinas. Este perfil inclui ainda recursos emocionais como a adaptabilidade, humor, intrapessoal e interpessoal e a dificuldade em gerir o stresse. A finalizar reflecte-se sobre as implicações destes tipo de indicadores emocionais e afectivos nos perfis do alunos do 1º ao 3º ciclo na compreensão das razões porque nem sempre as estratégias do ensino-aprendizagem são eficazes em termos dos resultados dos alunos e também em termos do seu bem-estar psicológico.
URI: http://www.infad.eu/revista/ESTUDOS%20DE%20CARATERIZA%C3%87%C3%83O%20DOS%20PERFIS%20ATITUDINAIS%20E%20EMOCIONAIS%20EM%20ALUNOS%20DO%20ENSINO%20EB.pdf
http://hdl.handle.net/10174/7858
ISSN: 0214-9877
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Estudos de caracterização dos perfis atitudinais e emocionais em alunos do ensino básico.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois