Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7654

Title: Condutividade eléctrica aparente do solo (ECa) como complemento de amostragens regular e dirigida em cartografia detalhada.
Other Titles: Apparent soil electrical conductivity (ECa) with regular and purpose sampling in detailed mapping
Authors: Alexandre, Carlos
Editors: Pinheiro, Jorge
Madruga, João
Fernandes, Gilberto
Keywords: cartografia de solos
condutividade eléctrica aparente (ECa)
Issue Date: Nov-2012
Publisher: Departamento de Ciências Agrárias, Universidade dos Açores
Citation:  Alexandre, C., 2012. Condutividade eléctrica aparente do solo (ECa) como complemento de amostragens regular e dirigida em cartografia detalhada. In: Pinheiro, Jorge, Madruga, João & Fernandes, Gilberto (Eds). O solo suporte da produção alimentar, do meio ambiente e da paisagem. V Congresso Ibérico da Ciência do Solo (CICS), 6-10 Setembro de 2012, Departamento de Ciências Agrárias, Universidade dos Açores, p. 9-16. (ISBN: 978-972-8612-87-0). http://www.cics2012.uac.pt/docs/livro_actas.pdf
Abstract: A necessidade de adaptar a gestão agrícola e florestal às condições específicas do solo tem levado a uma utilização crescente de métodos geofísicos na prospecção de solos à escala da parcela agrícola. Contudo, os resultados obtidos por estes métodos requerem uma calibração para os solos e outras condições ambientais prevalecentes a nível local e regional. O presente estudo aproveita um levantamento de solos realizado nos ensaios do "Olival Novo" (27 ha) nos Lameirões (DRAAL, Moura) para testar a aplicação da condutividade eléctrica aparente do solo (ECa) na cartografia de solos à escala da parcela agrícola, no Alentejo. O levantamento de solos envolveu uma amostragem regular para caracterização da diversidade de solos (55 sondagens manuais), seguida de uma amostragem para caracterização dos solos mais representativos (24 sondagens mecânicas). No levantamento da ECa utilizou -se um equipamento de indução electromagnética (Dualem 1) com dois sensores. Obtiveram -se coeficientes de correlação (R) muito baixos da ECa com a profundidade máxima observada (0,10) e com a argila da camada 30-100 cm (0,25) medidas na amostragem regular. No caso da amostragem dirigida o R subiu para 0,45 e 0,74, respectivamente, chegando a 0,82 para a capacidade de troca do solo (30 -100 cm). O R para a camada 0-30 cm deu sempre correlações inferiores. Compararam-se os mapas isopletos obtidos por diferentes métodos geoestatísticos, com destaque para a cokrigagem das variáveis edáficas, obtidas por amostragem regular e dirigida, usando a ECa como variável auxiliar. Na cokrigagem utilizou-se cerca de metade dos valores de cada amostragem (N=24 na regular e N=11 na dirigida) constituindo os restantes pontos um conjunto de validação (N=37). A raiz do erro quadrado médio (RMSE) da validação da profundidade do solo deu 16,2 e 16,3 cm, respectivamente com os 24 pontos da amostragem regular e com os 11 da amostragem dirigida, embora o R entre valores observados e estimados tenha sido muito baixo (<|0,2|). No caso da argila (30-100 cm) obteve-se RMSE de 94 e 107 g kg -1 , respectivamente, e um R semelhante com ambas as amostragens (>0,4). Estes resultados sugerem que a ECa permite reduzir a amostragem de solos, sendo mais eficiente do que a amostragem regular como método de delimitação das áreas para caracterização do solo por amostragem dirigida.
URI: http://www.cics2012.uac.pt/docs/livro_actas.pdf
http://hdl.handle.net/10174/7654
ISBN: 978-972-8612-87-0
Type: article
Appears in Collections:MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2012_AlexandreC_CICS.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois