|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7545
|
Title: | A intervenção do centro de respostas integradas de Évora no âmbito da redução de riscos nas festividades académicas. |
Authors: | Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Ferro, Sandra Cota, Bernarda Jesus, Paulo |
Editors: | Albuquerque, Carlos |
Keywords: | prevenção substâncias psicoativas redução de riscos intervenção |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu |
Abstract: | O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) iniciou, em 2008, o processo de planificação e organização de um programa de intervenção no âmbito da redução de riscos no decurso das festividades académicas. Como complemento desta medida, o Centro de Respostas Integradas (CRI) de Évora, através da sua Equipa de Prevenção, dinamizou o projeto “Risca o Risco”, com o objetivo de reduzir e prevenir comportamentos sexuais de risco, consumo de drogas e outros comportamentos de risco verificados em contexto académico universitário, através da rendibilização de recursos e respostas que já existiam na comunidade, fomentando a intervenção em rede e potenciando a troca e partilha de práticas de referência entre as diversas organizações e entidades. Este trabalho dá conta da avaliação da intervenção no âmbito do referido projeto nos anos de 2009 e 2010, com base na análise da informação dos questionários da formação, aplicados aos estudantes que integraram as equipas de voluntários, e na apreciação final do projeto. Foram recolhidos 10 questionários em 2009 e 10 em 2010. Os principais resultados apontam para a elevada qualidade e importância atribuída à formação recebida e a possibilidade de a aplicar e partilhar com os pares. Os voluntários classificaram a experiência como muito positiva e sugeriram, como aspetos a melhorar, uma maior divulgação do projeto, o espaço destinado à equipa nos recintos académicos, ajustes nos horários de intervenção e a identificação dos elementos das equipas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7545 |
ISBN: | 978-989-96715-2-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|