Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7480
|
Title: | Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino das ciências |
Authors: | Bonito, Jorge |
Editors: | Patrício, Manuel Sebastião, Luís Justo, José Bonito, Jorge |
Keywords: | Concepções epistemológicas INPECIP metodologia do ensino das ciências cognitivismo construtivismo |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural |
Abstract: | O objectivo deste estudo é descrever o conhecimento epistemológico dos professores, através das suas concepções acerca das metodologias de ensino. Foi definida a população de professores de Biologia e Geologia que, no ano lectivo de 2009-2010, leccionava no âmbito das DRE do Alentejo e do Algarve. Aplicou-se uma versão modificada do INPECIP, de Martín del Pozo (1994). Os resultados revelam que os professores defendem posições coerentes com uma visão empirista, adoptadas acerca da imagem da ciência, considerando que se deve ensinar ciência seguindo, precisamente, uma sequência metodológica de natureza científica, pese embora que não se deva contrapor o pensamento vulgar ao pensamento científico. Consideram, contudo, que os conteúdos são apenas instrumentos para o desenvolvimento do pensamento. Contrapondo com a posição anterior, os professores consideram, agora, que a quantidade de tempo dedicado à instrução não está associada à qualidade da aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7480 |
ISBN: | 978-972-8223-39-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|