Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7059
|
Title: | Os Docentes e a Biblioteca Escolar: uma relação necessária. |
Authors: | Balça, Ângela Fonseca, Maria Adelina |
Keywords: | Docentes Biblioteca escolar Relação Desenvolvimento curricular Auto-avaliação |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Os Docentes e a Biblioteca Escolar: uma relação necessária. Revista Lusófona de Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 20, 65-80 |
Abstract: | Numa sociedade caracterizada por um crescimento ilimitado de informação, possibilitada pelas modernas tecnologias, há que necessariamente repensar o papel das Bibliotecas Escolares. O presente estudo, descritivo com levantamento de dados, aborda a temática das relações entre a Biblioteca Escolar e os Docentes de uma Escola Secundária com 3.º Ciclo. Os objectivos do estudo eram averiguar as formas de apropriação da utilização, por parte dos docentes, da Biblioteca Escolar; apurar outras possibilidades de integração / articulação da Biblioteca Escolar no desenvolvimento do currículo e das suas práticas; e saber qual a posição dos professores sobre indicadores que o Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares propõe no âmbito da articulação curricular da Biblioteca Escolar com as estruturas pedagógicas e os docentes. Com o desenvolvimento do estudo verificou-se que os professores consideram que utilizam a biblioteca de uma forma mais participada, diversificada e frequente do que realmente acontece. Quanto à aplicação do Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares, existe um quadro favorável à sua aplicação na Escola em estudo. |
URI: | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2938/2213 http://hdl.handle.net/10174/7059 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|