Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5656

Title: Avaliação da variabilidade das características do solo numa pastagem permanente integrada num projecto de Agricultura de Precisão
Authors: Serrano, João M.
Peça, José M.
Marques da Silva, José R.
Sousa, Adélia
Palma, Paulo M.
Shahidian, Shakib
Carvalho, Mário J.
Keywords: Agricultura de precisão
Análises de solo
Distribuição variável de adubo
Condutividade eléctrica
Issue Date: 2009
Citation: Serrano, João, M. P. R; Peça, José M. N. O.; Silva, José, R. M.; Sousa, Adélia; Palma, Paulo; Shakib, Shaidian; Carvalho, Mário (2009). “Avaliação da variabilidade das características do solo numa pastagem permanente integrada num projecto de Agricultura de Precisão”. Proceedings do “II Congresso Ibérico y V Congreso Nacional de AgroIngeniería”, Lugo, 28-30 de septiembre de 2009, 8 p.
Abstract: O levantamento da variabilidade do solo e da vegetação numa pastagem permanente é a base para a gestão diferenciada da fertilização, a qual é o principal instrumento utilizado pelos agricultores na melhoria das pastagens permanentes no Alentejo. O processo tradicional de amostragem e avaliação das características do solo é muito exigente em termos de tempo, de reagentes necessários nas análises e de trabalho manual, o que pode comprometer um projecto de agricultura de precisão. Este artigo descreve as principais etapas seguidas pelos autores para simplificar a metodologia de avaliação do solo em pastagens permanentes, baseada na utilização de uma sonda de condutividade eléctrica num projecto de agricultura de precisão. Os ensaios decorreram numa parcela de cerca de 6 hectares, a qual foi subdividida em quadrículas de 28m por 28m. As amostras de solo e a avaliação da condutividade eléctrica foram georeferenciadas com o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Os dados geoespaciais foram tratados pelo software ArcGis 9.3 e foi utilizada a análise de regressão ponderada geograficamente (Geographically Weighted Regression) obtendo-se valores de coeficientes de determinação interessantes entre o pH e a condutividade eléctrica e ainda entre esta última e a produtividade da pastagem, em termos de matéria seca.
URI: http://hdl.handle.net/10174/5656
Type: lecture
Appears in Collections:ICAAM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
ERU - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2009_Lugo_AP_Pastagens.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois