Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/5505

Title: Quantificação dos níveis endógenos de auxinas e da actividade enzimática das polifenoloxidases em oliveira (Olea europaea L.)
Other Titles: Quantification of endogenous auxin levels and polyphenoloxidase enzymatic activity in olive (Olea europaea L.)
Authors: Serra, C.
Antunes, R.
Hegewald, H.
Teixeira da Costa, C.
Pinto, A.P.
Peixe, A.
Keywords: auxinas
polifenoloxidases
oliveira
olea europaea
Issue Date: Jan-2007
Publisher: Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
Citation: Serra, C. N.; Antunes, R. M, Hegewald, H., Teixeira Da Costa, C. M., Pinto, A. P., Peixe, A. - (2007) - Quantificação dos níveis endógenos de auxinas e polifenoloxidases em oliveira (Olea europaea L.) Jornadas Científicas Do Instituto de Ciências Agrárias Mediterrânicas (JORNICAM-2005), p.161 Livro Resumos, Évora - Portugal, 15-16 Dezembro. Revista de Ciências Agrárias, XXX/1, 491- 499.
Abstract: A actividade enzimática de polifenoloxidases foi avaliada em folhas e na zona apical, média e basal de ramos de duas cultivares de oliveira (Olea europaea L.), comuns no Alentejo ( Galega vulgar e Cobrançosa ), mostrando que a actividade enzimática nas folhas foi muito superior à encontrada em tecidos de ramos do ano. Maior actividade enzimática foi também detectada na variedade Cobrançosa versus Galega vulgar . As condições óptimas para a determinação da actividade enzimática foram: pH= 5.5 e T= 40 ºC, com 20 mM de 4-metilcatecol em tampão acetato. Nestas condições o KM determinado foi: 2,60 e 3,48 mM com o método de Michaelis-Menten e Lineweaver-Burk, respectivamente. A melhor recuperação das auxinas AIA (ácido indol-3-acético) e AIB (ácido indolbutírico) em material vegetal foi conseguida através da extracção das amostras com acetona. A separação, identificação e quantificação do AIA e AIB em padrões, material vegetal dopado (tecidos de oliveira dopados com uma concentração conhecida de padrão) e não dopado, foi efectuada por técnicas cromatográficas (HPLC-DAD e LCMS), mostrando os resultados taxas de recuperação superiores a 40% para o AIA e 60% para o AIB.
URI: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0871-018X2007000100052&script=sci_arttext
http://hdl.handle.net/10174/5505
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
FIT - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Quantificação dos níveis endógenos de auxinas e da actividade enzimática das polifenoloxidases em oliveira.pdf139.34 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois