|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/5390
|
Title: | ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA, ILUSTRAÇÃO E LITERATURA PARA A INFÂNCIA: FAZENDO CONEXÕES ENTRE MUNDOS CRIATIVOS |
Authors: | Charréu, Leonardo |
Editors: | Marilda, Oliveira |
Keywords: | Arte contemporânea Ilustração Literatura infantil Criatividade |
Issue Date: | Sep-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) |
Citation: | Charréu, L. (2012). Arte Visual Contenporânea, Ilustração e literatura infantil: Fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital do LAV, 5 (9), pp.1-20. |
Abstract: | O texto parte de duas premissas básicas normalmente aceitas pela comunidade cientifica que estuda, no vasto campo das ciências da educação, aquele que diz respeito à educação infantil. A primeira premissa é a de que uma literatura para a infância de qualidade, experienciada e proporcionada logo no início de qualquer processo, ou ciclo educativo, é de crucial importância para a formação e atração para a leitura por parte de um imaginário futuro leitor, mais a montante, na sua idade adulta. A leitura é efetivamente de fundamental importância para a constituição subjetiva da criança. A segunda premissa parte do princípio que uma imagem visual de qualidade, veiculada pela ilustração infantil, é igualmente importante na ampliação, nos efeitos e nos impactos dos conteúdos da escrita e da “história contada” sobre os(as) seus(suas) pequenos(as) leitor(es)(as). Por fim, uma outra ideia não menos importante, e que será, por assim dizer, a tese defendida neste texto, é a de que a arte visual contemporânea, fenômeno cultural que encerra, sem sombra de dúvida, muita hibridez, diversidade e complexidade, apresenta muitas soluções estéticas que influenciam um número apreciável de ilustradores de livros infantis. De algum modo, o contato visual das crianças com formas visuais que possuem uma dimensão performativa e experimental que é, em parte, transferida das propostas artísticas visuais atuais, também é uma forma paralela de educação estética visual. Assim as crianças não aprendem só a partir do textual, aprendem também a partir do visual, começando a preparar-se para as complexas e vibrantes visualidades com que são confrontados no seu cotidiano. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5390 |
ISSN: | 1983-7348 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|