|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/5174
|
Title: | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise |
Authors: | Alves Pereira, Paulo |
Editors: | Karl-Heinz Domdey |
Keywords: | Mapico Ndau Drama social individualidade e liminaridade cisma e continuidade Antropologia da performance ritos de passagem e modernidade |
Issue Date: | Apr-2005 |
Publisher: | Forschungsinstitut der Internationalen Wissenschaflichen Vereinigung Weltwirtschaft und Weltpolitik (IWVWW) |
Citation: | Alves Pereira, Paulo, (2005): "Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise", in Berichte, Nº. 153, editor Karl-Heiny Domdey, Berlim, Forschungsinstitut der Internationalen Wissenschaftlichen Vereinigung Weltwirtschaft und Weltpolitik (IWVWW), pp. 63-69. |
Abstract: | Este artigo debruça-se sobre o conceito de Teatro da Lusofonia, um corpus forjado ao longo dos anos, marcado por formas de socialização baseadas em relações de discriminação e exploração de uma mão de obra escrava. No entanto, encontram-se nos territórios que outrora foram colóniass portuguesas alguns denominadores comuns, fruto da vivência histórica e cultural prolongada. Assim, o Teatro da Lusofonia apresenta-se como um corpus, não homogénio, mas no qual, num passado ainda não distante, se encontram muitas vezes disfarçado por formas ritualizadas, ou outras, uma atitude contra um inimigo comum - o colonialismo. Falar dessas formas teatrais, implica igualmente uma reflexão não só sobre a génese dessas manifestações de teatralidade, como por exemplo os vários géneros de poesia dramatizada e cantada, ou as grandes 'liturgias' rituais e/ou as dramatizações mitológicas. Se por um lado estas têm como objectivo, responderem às necessidades lúdicas da comunidade, a sua finalidade liga-se, porém, sobretudo à transmissão dos valores culturais de índole ético-religiosa necessários à perpetuação da comunidade. Evidentemente que neste contexto a natureza pedagógica ou pedagógico-religiosa destas manifestações é imprescindível à subsistência do colectivo. Um colectivo que não se liga apenas à comunidade dos vivos; pois como sabemos, em África a comunidade dos mortos coexiste com a primeira no mesmo pé de igualdade com os mesmos direitos de legitimidade. Com isto referimo-nos a manifestações teatrais ou para-teatrais, profanas ou religiosas, que ajudam a consolidar a communitas e a ultrapassar o drama social na paisagem do quotidiano. Aqui referimo-nos além disso a um outro tipo de teatro - um teatro não tradicional, que se encontra, no entanto, ainda numa fase de descoberta das suas raises e identidade, entre uma experiência de 'inspiração' ocidental em confrontação com os exemplos de um novo tipo de dramaturgia africana.------------------------------------------------------------- Der kulturelle Austausch, zu dem bereits in der Vergangenheit eine intensive sprachliche Interaktion zwischen Kolonisierten und Kolonisierenden gehörte, erhielt in den post-kolonialen Gesellschaften einen freien Status, welcher wesentlich zur Entstehung und Entwicklung eines Sprechtheaters beitrug, dessen Hauptsprache Portugiesisch ist. Aus theater-anthropologischer Sicht würde man dieses Theater als lusophon begreifen. Es handelt sich um eine Schöpfung der Länder und Gemeinschaften, die auf unterschiedliche Weise mit der portugiesischen Kultur und Sprache in Berührung kamen und sich die lusitanische Sprache entsprechend eigener kultureller Bedingungen aneigneten.
Sollen deswegen alle anderen theatralen Manifestationen dieser Länder ausgeschlossen werden, die mit der portugiesischen Sprache nicht in direkten Kontakt kamen, wie zum Beispiel die Hierarchie- oder Zugehörigkeitsrituale, welche in den jeweiligen Stammessprachen durchgeführt werden? Werden sie nicht von portugiesisch sprechenden Menschen realisiert, die aber bilingual sind? Dies führt uns zu einer umfangreichen Definition – die des Theaters der Lusophonie, das heißt die Gesamtheit aller Theatermanifestationen von Ländern und Gemeinschaften, die sich heute des Portugiesischen als Haupt- oder Teilvehikel der wörtlichen Kommunikation bedienen. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5174 |
ISSN: | 1022-3258 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ARC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Files in This Item:
File |
Description |
Size | Format |
pag_69.pdf | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise (Pág.69) | 37.64 kB | Adobe PDF | View/Open | pag_68.pdf | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise (Pág.68) | 34.39 kB | Adobe PDF | View/Open | pag_67.pdf | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise (Pág.67) | 30.58 kB | Adobe PDF | View/Open | pag_66.pdf | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise (Pág.66) | 34.78 kB | Adobe PDF | View/Open | pag_65.pdf | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise (Pág.65) | 36.62 kB | Adobe PDF | View/Open | pag_64.pdf | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise (Pág.64) | 33.68 kB | Adobe PDF | View/Open | pag_63.pdf | Das Theater der Lusophonie - eine interkontinentale Reise (Pág. 63) | 33.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|