Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/5140
|
Title: | Projecto TurmaMais |
Authors: | Verdasca, José, L. C. |
Editors: | Matos, J. Verdasca, J. Matos, M. Costa, M. E. Ferrão, M. E. Moreira, P. |
Keywords: | TurmaMais Dimensão da turma Estrutura composicional da turma proficiência escolar finalidades educativas critérios de constituição de turmas |
Issue Date: | Feb-2012 |
Publisher: | Fundação Calouste Gulbenkian |
Abstract: | O estudo começa por nos remeter para um referencial teórico-conceptual sobre as dinâmicas organizacionais escolares e os efeitos do tamanho e da estrutura composicional da turma no desempenho e proficiência escolares dos alunos.
No plano organizativo, a TurmaMais é uma turma sem alunos fixos que reúne temporariamente alunos provenientes das várias turmas do mesmo ano de escolaridade, que vão circulando de tantas em tantas semanas, normalmente duas vezes por período letivo. Nesta espécie de plataforma giratória, cada grupo de alunos fica sujeito a um programa e horário de trabalho semelhante ao da sua turma de origem, com a mesma carga horária e o mesmo professor por disciplina e sem sobrecarga de horas semanais. Cada grupo específico de alunos continua a trabalhar os conteúdos curriculares que a sua turma de origem está a desenvolver, podendo beneficiar de um apoio mais próximo e individualizado, dadas as características de certa forma semelhantes em termos de ritmos de aprendizagem do grupo em que temporariamente estão integrados.
A finalizar, a análise dos resultados com base em seis indicadores de desempenho concluindo-se com a elencagem de um conjunto de fatores de cariz organizacional, pedagógico e curricular que conjugadamente tendem a ter um efeito direto nas condições de ensino e aprendizagem e nos resultados escolares alcançados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/5140 |
ISBN: | 978-972-31-1432-4 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|