Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4858
|
Title: | Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervenção com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
Authors: | Simões, Marta Santos, Graça Duarte |
Keywords: | Perturbações do Espectro do Autismo Terapias Expressivas Comportamento não-verbal Interacção Social |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | International Journal of Developmental and Educational Psychology, |
Abstract: | As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica.
Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões).
Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção social |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4858 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|