Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4798

Title: Diagnóstico da população imigrante no concelho de Moura. desafios e potencialidades para o desenvolvimento local
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Santos, Marcos Olimpio
Keywords: ACIDI
CLAII
Comoiprel
Concelho de Moura
População imigrante
Issue Date: Aug-2011
Publisher: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, I.P.
Citation: Baltazar, Maria da Saudade (coordenação científica) (2011) Diagnóstico da População Imigrante no Concelho de Moura – desafios e potencialidades para o desenvolvimento local, Lisboa, Alto Comissariado para a Imigração e Dialogo Intercultural/ ACIDI, (Colecção coordenada por Jorge M. Malheiros – CEG, IGOT-Universidade de Lisboa)
Abstract: “Conhecer mais a realidade local para agir melhor” foi o lema do desafio lançado pelo ACIDI à Rede CLAII – Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes - para o desenvolvimento de estudos locais com vista à caracterização dos seus contextos de intervenção ao nível local. Foi com este espírito de olhar os/as imigrantes como um contributo para as dinâmicas de desenvolvimento dos municípios, que 22 estudos foram realizados integrando uma nova colecção. Com estes estudos, financiados pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros – FEINPT, pretendeu-se não só adquirir um maior conhecimento da realidade imigratória nos diferentes concelhos envolvidos, mas também reunir a amostra necessária à realização de um Estudo de abrangência nacional – “Diagnóstico da População Imigrante em Portugal - Desafios e Potencialidades”. Tendo como objectivo específico comum elaborar o diagnóstico da situação dos imigrantes instalados nas várias áreas em análise, no que respeita à sócio-demografia, à situação e trajectórias laborais e migratórias, ao quadro residencial, às práticas culturais, às experiências de discriminação e integração e ao desenvolvimento de redes relacionais (com outros cidadãos dos locais de origem e de destino, mas, também, com as diversas instituições do país de origem e da localidade de instalação), o estudo referente ao concelho de Moura, e para responder aos objectivos traçados, teve por base a aplicação de inquéritos (modelo comum, elaborado pela entidade coordenadora) por questionário a imigrantes representantes das diversas comunidades residentes e entrevistas a informantes chave, representantes de entidades públicas e privadas do concelho em análise.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4798
ISBN: 978-989-685-026-5
Type: book
Appears in Collections:CISAAS - Publicações - Livros
SOC - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diagnóstico da população imigrante no concelho de Moura.pdf619 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois