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http://hdl.handle.net/10174/4417
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Title: | Obstáculos à Realização de Actividades Práticas nas Aulas de Ciências da Natureza: Um Estudo com Professores na Área Educativa do Alentejo |
Authors: | Bonito, Jorge |
Editors: | Tavares, J. Arroteia, J. Martins, I. Sá-Chaves, I. Sá, H. A. Pereira, A. S. Pedro, A. P. Soares, T. |
Keywords: | Atividades práticas Ensino das ciências Obstáculos |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Abstract: | Hodiernamente, o papel didáctico das A.P. é repensado por numerosos autores, no que diz respeito aos objectivos, tipos e características de que devem revestir-se. Dos pontos de vista legal e normativo, os responsáveis educativos (legisladores, educadores, professores, …) sempre defenderam assiduidamente o grande valor formativo das A.P. O seu papel é reforçado, mediante a L.B.S.E., nos actuais curricula de ciências, embora a modalidade que parece ter mais importância seja a de A.P. laboratoriais. Partimos por isso, da seguinte hipótese: as grandes limitações que obstam à planificação e realização de A.P. são essencialmente administrativas e a nível de recursos materiais. Face às nossas limitações de tempo, impostas legalmente, e procurando recolher e organizar um maior número de dados de ordem dinâmica a nível de opiniões sobre as A.P. escolhemos dois instrumentos: entrevista, e questionário de opinião. Os mais sérios obstáculos à planificação e/ou execução das A.P. são a níveis administrativo (especificamente, a grande extensão dos programas das disciplinas e o excesso de alunos por turma) e de recursos materiais (má qualidade dos materiais, fraca disponibilidade e qualidade das instalações). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4417 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
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