Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4416

Title: O TEMPO GEOLÓGICO E A APRENDIZAGEM DA GEOLOGIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 7.º ANO DO ENSINO BÁSICO (12-13 ANOS)
Authors: Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Monteiro, Graça
Bonito, Jorge
Medina, Jorge
Marques, Luis
Martins, Luísa
Editors: Alcalá, L.
Mampel, L.
Keywords: Tempo geológico
complexidade
concepções de alunos
ensino básico
Issue Date: 2010
Publisher: Fundación Conjunto Paleontológico de Teruel – Dinópolis
Abstract: Este trabalho insere-se no projecto “Deep time in schooling: contributions of students’ perceptions for the development of scientifically literate citizens”, que decorre no Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro (Portugal), envolvendo investigadores em geologia e em didáctica das ciências das universidades portuguesas de Aveiro e de Évora e professores de biologia e geologia de várias escolas públicas dos ensinos básico e secundário. Com esta comunicação pretende-se contribuir para a reflexão sobre a complexidade do conceito de tempo, nas suas vertentes filosófica e científica, reconhecendo-se a consequente necessidade de proceder ao aprofundamento da investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem desta temática. São apresentados alguns resultados sobre concepções de alunos do 3.º ciclo do ensino básico (12-13 anos), nomeadamente, em relação à importância que os alunos atribuem ao “tempo” na aprendizagem da geologia.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4416
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Morgado_et_al.pdf708.22 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois