|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4314
|
Title: | Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices |
Other Titles: | PROJECTO DISTINC – DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PRÁTICAS DE SALA DE AULA INCLUSIVAS |
Authors: | Grácio, Luísa Cid, Marilia Chaleta, Elisa Fialho, Isabel Candeias, Adelinda Saragoça, Maria José Rosário, Cristina Cruz, Vitor Rebelo, Nicole Dias, Catarina |
Keywords: | DISTINC Projecto COMENIUS Inclusão Professores1º Ciclo Formação |
Issue Date: | Nov-2011 |
Publisher: | CIEP/DP - UE |
Citation: | • Grácio, L., Cid, M. ;Chaleta, L. , Fialho, I.; Candeias, A., Saragoça, M.J.; Rosário, A.C.; Cruz, V. ; Rebelo, N. & Dias, C (2011). Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices. In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 14-15 November 2011. Évora: Universidade de Évora: Escola de Ciências Sociais /CIEP (CD-ROM). ISBN: 978-989-8339-11-9. |
Abstract: | Resumo
As práticas educativas inclusivas continuam a constituir um desafio no quotidiano das escolas europeias, volvidas quase duas décadas sobre a Declaração de Salamanca. Professores, pais e educadores em geral questionam-se diariamente sobre como promover práticas educativas mais inclusivas. É neste contexto que a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Comenius, continua a privilegiar projectos com tal intuito, como é o caso do projecto que ora apresentamos.
O Projecto DISTINC (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) é um consórcio de 6 parceiros em 5 países: Turquia, Polónia, Bélgica, Reino Unido e Portugal. É um projecto COMENIUS apoiado pela Comissão Europeia. O projecto dirige-se a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela sua posição privilegiada como agentes de inclusão, na medida em que trabalham com crianças com diferentes necessidades, incluindo crianças com Necessidades Educativas Especiais. São objectivos do projecto, numa primeira fase, determinar as necessidades actuais e específicas, os conhecimentos, competências, atitudes e percepções de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente a práticas inclusivas relacionadas com a aprendizagem de uma ampla variedade de crianças com diferentes necessidades. Numa segunda fase será desenvolvida uma Acção de Formação constituída por múltiplos módulos de formação contínua sobre boas práticas inclusivas em diversos domínios da aprendizagem.
Nesta comunicação é apresentado o projecto, os seus objectivos e actividades.
Abstract
Almost two decades after the Declaration of Salamanca, inclusive educational practices still remain a challenge in European schools. Teachers, parents and educators wonder how to promote more inclusive educational practices. In this context, the European Commission through the Comenius Programme continues to favor projects with such problematic, as is the case of the present one.
The DISTINC Project (Developing an In-Service Training for Inclusive Classroom Practices) is a consortium of five partners in five countries: Turkey, Poland, Belgium, United Kingdom and Portugal. It is a COMENIUS project supported by the European Commission. The project is aimed at Basic Education First Cycle teachers, for its privileged position as agents of inclusion on children with different needs, including children with Special Educational Needs (SEN). Initially, the objectives of the project are to determine current needs and specific knowledge, skills, attitudes and perceptions of Basic Education First Cycle teachers with regard to inclusive practices related to the process of learning of a wide variety of children with different needs. In a second phase a training program with multiple modules based on good inclusive practices in various fields of learning will be developed.
In this paper we present the project, its objectives and activities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4314 |
ISBN: | 978-989-8339-11-9. |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|