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http://hdl.handle.net/10174/4249
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Title: | Metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos |
Other Titles: | Mus-e methodology and students engagement at schools in diverse social-cultural contexts |
Authors: | Pereira, Tiago Melo, Madalena |
Editors: | Chaleta, M. E. Santos, N. R. Grácio, L. |
Keywords: | Actividades artístico-pedagógicas MUS-E Envolvimento dos/as estudantes Comportamento e participação dos/as estudantes Sucesso Escolar Bem-estar |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Pereira, T. & Melo, M. (2011). A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/dos estudantes em escolas de contextos sócio-culturalmente diversos. In M. E. Chaleta, N. R. Santos & M. L. Grácio (coords.), II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia - Qualidade de Vida... Vidas de Qualidade. Évora: Universidade de Évora (edição em CD; ISBN: 978-989-8339-11-9). |
Abstract: | Com a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal | Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola e, consequentemente, do seu sucesso, comportamento, participação e bem-estar.
Partindo-se da caracterização e conceptualização do envolvimento das/dos estudantes na Escola utilizada pela “International School Psychologist Association” [ISPA] nos estudos internacionais em torno do conceito (Lam & Jimerson, 2008; Pereira, 2011; Pereira & Melo, 2011) e da descrição e contextualização dos princípios norteadores da intervenção artístico-pedagógica MUS-E, procurar-se-á, com a apresentação e discussão de dados relativos ao sucesso, comportamento, participação e envolvimento escolar das/ dos estudantes da EB1 da Cruz da Picada [2006-2007 a 2010-2011], demonstrar os impactos da adopção desta metodologia neste contexto.
Finalmente pretende-se sublinhar os potenciais benefícios da introdução destas práticas em Escolas situadas em contextos marcados pela sua vulnerabilidade e/ou diversidade sociocultural. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4249 |
ISBN: | 978-989-8339-11-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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