Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4243

Title: Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino básico: (des)continuidades e primeiros impactos da transição
Authors: Silva, João
Melo, Madalena
Editors: Barca, Alfonso
Peralbo, M.
Porto, A.
Brenlla Blanco, J. C.
Duarte da Silva, Bento
Almeida, L. S.
Keywords: Transições Escolares
Desenvolvimento Infantil
Educação Infãncia
Issue Date: 2011
Citation: Silva, J. & Melo, M. (2011). Do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: (des)continuidades e primeiros impactos da transição. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla Blanco, B. Duarte da Silva & L. S. Almeida (orgs.), In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 1401-1413). Coruña: Universidade da Coruña (ISSN: 1138-1663)
Abstract: Resumo A transição entre o pré-escolar e o 1º ano do ensino básico, uma das primeiras e mais importantes transições de desenvolvimento e de vida, constitui um desafio para todas as crianças. A entrada na escola associa-se a um misto de expectativas e experiências, capaz de influenciar todas as transições futuras. Realizou-se um estudo com o objectivo de analisar as expectativas e as experiências desta transição, partindo de entrevistas semiestruturadas a 12 crianças do pré-escolar e 25 do 1º ano do ensino básico. As respostas foram analisadas a partir do software QSR NVivo 7 e das respectivas grelhas de análise de conteúdo. As crianças do pré-escolar apresentaram algum desconhecimento e expectativas desajustadas sobre o que vai acontecer com a entrada na escola e uma perspectiva mais simples da mesma; já as crianças de 1º ano descrevem mais claramente o seu confronto com a realidade, revelando mesmo algum “medo” do desconhecido e ansiedade, particularmente nos primeiros dias de escola. Estes resultados reflectem a acentuada descontinuidade entre o pré-escolar e o 1º ano descrita na literatura. Espera-se fornecer um importante contributo para a promoção das oportunidades oferecidas pela transição, através de intervenções e estratégias psicoeducativas adequadas
URI: http://hdl.handle.net/10174/4243
ISSN: 1138-1663
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico - (des)continuidades e primeiros impactos da transição (Resumo).pdf190.81 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois