|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4234
|
Title: | Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos |
Authors: | Melo, Madalena Quaresma, Filipa |
Editors: | Barca, Alfonso Peralbo, M. Porto, A. Brenlla Blanco, J. C. Duarte da Silva, Bento Almeida, L. S. |
Keywords: | Envolvimento dos estudantes na escola Ajustamento psicológico dos estudantes à escola Auto-Estima |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Melo, M. & Quaresma, F. (2011). Envolvimento do estudante na escola e autoestima: Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, J. C. Brenlla Blanco, B. Duarte da Silva & L. S. Almeida (orgs.), In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 1823-1832). Coruña: Universidade da Coruña (ISSN: 1138-1663) |
Abstract: | Resumo
O envolvimento dos estudantes nas escolas é um constructo multidimensional que integra dimensões afectivas, cognitivas, comportamentais de ligação à escola. Este constructo tem despertado um interesse crescente no campo da Psicologia e da Educação, sendo considerado como uma solução para alguns dos problemas (baixo desempenho académico e abandono escolar) que afectam muitas escolas. A investigação tem mostrado que envolvimento exerce uma influência importante, quer nos resultados académicos, quer nas questões comportamentais e de funcionamento emocional dos alunos. Alguns autores (Lam & Jimerson, 2008) consideram que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por factores contextuais e pessoais.
Tendo em conta este modelo, foi elaborado um estudo que visa aprofundar o conhecimento relativamente ao envolvimento dos estudantes na escola e sua relação com os factores pessoais, designadamente com o autoconceito e autoestima. Para este estudo foram utilizados o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, 2011) e a versão portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999) a uma amostra de 255 estudantes de 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Nesta comunicação serão apresentados os principais resultados deste estudo, no que se refere à relação entre o autoconceito e autoestima e as dimensões do envolvimento. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4234 |
ISSN: | 1138-1663 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|