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http://hdl.handle.net/10174/4048
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Title: | Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
Authors: | Grácio, Luísa Gaitas, Helena |
Keywords: | Hiperactividade Ensino Aprendizagem Prof 1º Ciclo |
Issue Date: | Mar-2011 |
Publisher: | Colegio Oficial de Psicologos de Castilla y Leon |
Citation: | Grácio, L & Gaitas , H. (2011). Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III Congreso Nacional de Psicologia de la Educacion, Universidad de Valladolid, 20, 30,31 de Março e 1 de Abril de 2011, pp. 6751-6764 |
Abstract: | Parece consensual definir a hiperactividade como uma perturbação genética do foro neurológico caracterizada por graus excessivos de desatenção, sobreactividade e impulsividade.
A PHDA afecta frequentemente o desempenho da criança em contexto escolar podendo traduzir-se em dificuldades de aprendizagem, baixo nível de socialização e auto-estima. Esta perturbação associa-se a problemas de aprendizagem pelo que importa que a acção educativa escolar se oriente precocemente para a sua prevenção e intervenção.
A investigação apresentada tem como objectivos identificar concepções de professores sobre a aprendizagem e processos de ensino/aprendizagem utilizados com estes alunos. O estudo, de carácter exploratório, realizou-se com 20 professores do 1º Ciclo de Ensino Básico a leccionar em escolas da rede pública do Concelho de Évora, Portugal.
Os dados foram recolhidos através de um questionário constituído por questões abertas e tratados através de análises qualitativas e quantitativas.
Os professores consideram a hiperactividade como manifestando-se sobretudo a nível comportamental enfatizando as dificuldades da criança em estar atenta/concentrada, controlar a sua impulsividades e actividade motora. É dada grande primazia às actividades promotoras de concentração, à redução do tempo de trabalho, à criação de regras e rotinas e à estruturação das tarefas em tempos curtos. Consideram ainda adequada a utilização práticas de ensino dinâmicas e variadas para que a criança se mantenha interessada e atenta.
Verificam-se consensos entre as concepções dos professores e a literatura neste domínio. As principais discrepâncias reportam-se à escassa consideração pelos professores da aprendizagem cooperativa e vicariante, adaptação dos ambientes de aprendizagem e tempo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4048 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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