Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/40067

Title: Avaliação formativa no ensino de matemática: práticas e percepções docentes
Authors: Araújo, Francisco
Borralho, António
Santos, Maria José
Editors: Bezerra, Antônio
Batista, Glessiane
Santos, Maria José
Keywords: avaliação formativa
ensino de matemática
Prática docente
Feedback
Issue Date: 2025
Publisher: Objetivo Educacional
Citation: Araújo, F. C.; Borralho, A. & Santos, M. J. (2025). Avaliação formativa no ensino de matemática: práticas e percepções docentes. In A. M. Bezerra, G. C. Batista & M. J. Santos (Coord.), Anais XIV DIMA: Diálogos da Matemática com a Pedagogia (pp. 25 - 37). Objetivo Educacional. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.13493.95200
Abstract: Este texto retrata um estudo que investiga as práticas e percepções docentes sobre a avaliação formativa no ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, destacando a lacuna entre os pressupostos teóricos e sua implementação em sala de aula. A problemática centra-se nos desafios enfrentados pelos professores para incorporar estratégias formativas, como a oferta de feedback contínuo, em contextos marcados por culturas avaliativas tradicionais. O objetivo foi analisar concepções, estratégias e obstáculos relatados por professores da rede municipal de Fortaleza (CE). A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizou um questionário on-line composto por seis questões, aplicado a um grupo de cinco docentes, cujas respostas foram analisadas mediante a Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de Dados (SFMAD). Os resultados revelam predominância da avaliação formativa (80% dos professores a utilizam), embora com ênfase em aspectos comportamentais e desafios como carga horária extensa (60%) e engajamento dos alunos (40%). Conclui-se que, apesar da adoção, persistem divergências conceituais e barreiras práticas.
URI: https://www.researchgate.net/publication/395914214_Anais_DIMA_2025?channel=doi&linkId=68d7a9329383755fd706fef8&showFulltext=true
http://hdl.handle.net/10174/40067
ISBN: 978-65-83817-03-7
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
AnaisDIMA2025_araujo_borralho_santos.pdf353.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois