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Title: Estado do Conhecimento sobre a Prática de Ensino com Investigações Geométricas no Brasil no Período de 2013–2023
Authors: Cabral, Clara
Borralho, António
Keywords: Investigações Geométricas
Tarefas Exploratórias
Metanálise Qualitativa
Issue Date: 2025
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
Citation: Cabral, C. & Borralho, A. (2025). Estado do Conhecimento sobre a Prática de Ensino com Investigações Geométricas no Brasil no Período de 2013–2023. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Universidade Federal do Amazonas. https://www.even3.com.br/anais/anaisenem/1083149-estado-do-conhecimento-sobre-a-pratica-de-ensino-com-investigacoes-geometricas-no-brasil-no-periodo-de-2013--20
Abstract: Este estudo realiza uma revisão de literatura para analisar como as investigações matemáticas são aplicadas no ensino de geometria em pesquisas stricto sensu no Brasil, entre 2013 e 2023, e como os professores concebem a avaliação em tarefas investigativas. A pesquisa utilizou a metanálise qualitativa, buscando teses e dissertações nos repositórios BDTD e CAPES, com descritores como "investigação matemática" e "ensino exploratório". Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, 14 produções foram selecionadas, focando no ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental e médio. Os resultados foram agrupados em quatro temas: uso do software GeoGebra, estratégias pedagógicas, aplicação de referenciais teóricos e investigação matemática no desenvolvimento do raciocínio. A análise revelou que o uso de tarefas investigativas, especialmente com GeoGebra, é predominante no ensino de geometria. Os estudos destacam a importância da visualização e interação proporcionadas pelo software, facilitando a construção de conceitos geométricos. Além disso, a pesquisa aponta que a forma como as tarefas são concebidas e aplicadas influencia o engajamento dos alunos, com melhor aproveitamento quando há oportunidades de conjecturar e observar propriedades matemáticas / This study conducts a literature review to analyze how mathematical investigations are applied in geometry teaching in stricto sensu research in Brazil, between 2013 and 2023, and how teachers conceive assessment in investigative tasks. The research used qualitative meta-analysis, searching for theses and dissertations in the BDTD and CAPES repositories, with descriptors such as "mathematical investigation" and "exploratory teaching." After applying inclusion and exclusion criteria, 14 productions were selected, focusing on geometry teaching in the final years of elementary and high school. The results were grouped into four themes: use of GeoGebra software, pedagogical strategies, application of theoretical frameworks, and mathematical investigation in the development of reasoning. The analysis revealed that the use of investigative tasks, especially with GeoGebra, is predominant in geometry teaching. Studies highlight the importance of visualization and interaction provided by the software, facilitating the construction of geometric concepts. Furthermore, the research points out that the way tasks are conceived and applied influences student engagement, with better results when there are opportunities to conjecture and observe mathematical properties."
URI: https://www.even3.com.br/anais/anaisenem/1083149-estado-do-conhecimento-sobre-a-pratica-de-ensino-com-investigacoes-geometricas-no-brasil-no-periodo-de-2013--20
http://hdl.handle.net/10174/40065
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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