Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39645

Title: Fatores que influenciam a lealdade dos consumidores: O caso do mercado do calçado desportivo
Authors: Junior, Julieves da Silva Camponês
Advisors: Silvério, Marta da Conceição Soares da Silva Cruz
Keywords: Lealdade
Calçado desportivo
Fatores e Marketing de moda
Loyalty
Sports Footwear
Factors and Fashion Marketing
Issue Date: 18-Jun-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Num mundo cada vez mais globalizado, questões como o comportamento do consumidor emergiram no seio das empresas. A indústria da Moda, em particular o setor do calçado desportivo, representa atualmente grande parte da indústria mundial. Posto isto, este trabalho tem em vista compreender e identificar os fatores que mais influenciam a lealdade dos consumidores no setor do calçado desportivo. O estudo é de caráter quantitativo tendo por base a pesquisa exploratória, onde se recorreu a fontes secundárias e a pesquisa conclusiva através da aplicação de um questionário a indivíduos com mais de 18 anos e residentes em Portugal. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à estatística descritiva, análise de clusters, análise fatorial e análise discriminante. Os resultados obtidos apontam para a existência de dois grupos de clientes no que remete para a lealdade dos mesmos para com uma marca no setor do calçado desportivo e dois grupos no que concerne aos fatores de escolha. Os resultados sugerem ainda que a qualidade percebida é o fator que detém maior impacto na lealdade do consumidor e a durabilidade é o fator mais importante relativamente ao fator de escolha.- Factors that influence consumer loyalty: The case of the sports footwear market; Abstract: In an increasingly globalized world, issues such as consumer behavior have emerged within companies. The fashion industry, particularly the sports footwear sector, currently represents a large part of the global industry. Therefore, this study aims to understand and identify the factors that most influence consumer loyalty in the sports footwear sector. The study is quantitative in nature and is based on exploratory research, which used secondary sources and conclusive research through the application of a questionnaire to individuals over 18 years of age and resident in Portugal. The data collected were analyzed using descriptive statistics, cluster analysis, factor analysis and discriminant analysis. The results obtained indicate the existence of two groups of customers in terms of their loyalty to a brand in the sports footwear sector and two groups in terms of choice factors. The results also suggest that perceived quality is the factor that has the greatest impact on consumer loyalty and durability is the most important factor in terms of choice.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39645
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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