|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39620
|
| Title: | Nutrir a qualidade em educação de infância na/com a natureza: uma conversa em tom menor com uma comunidade de práticas |
| Authors: | Gomes, Elisabete Xavier Folque, Maria Assunção Valente, Mariana Kene, Vanessa |
| Keywords: | Educação de infância Mundo mais que humano Desenvolvimento profissional |
| Issue Date: | Nov-2025 |
| Citation: | Gomes, E. X., Folque, M. A., Valente, M. & Kene, V. (2025). Nutrir a qualidade em educação de infância na/com a natureza: uma conversa em tom menor com uma comunidade de práticas, Zero-a-Seis, 27, https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104931 |
| Abstract: | As preocupações com a qualidade em educação tendem a revelar o peso inexorável das ciências do maior, do quantificável, do estabelecido, do dominante. Procuram-se sistemas de monitorização e mensuração de ambientes educativos, práticas pedagógicas e aprendizagens das crianças, em que os dados gerados são comparados e hierarquizados, produzindo políticas e pedagogias maiores. Nesta entrevista em grupo focal, adentra-se o percurso de uma comunidade de práticas composta por educadoras de infância, professoras e investigadoras do ensino superior, que há cerca de quatro anos se tem aventurado em espaços de natureza e cultura, mais e menos urbanos, com crianças dos 0 aos 6 anos, na zona sul de Portugal. Ao longo da conversa, serão contadas histórias de formação que, alicerçadas nos princípios do isomorfismo pedagógico, promovem outras relações das crianças com o mundo. Repensa-se assim, em movimento, a qualidade da educação de infância em tom menor, um tom que “mina” o dominante pela invenção de modos de devir com. |
| URI: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/104931/60204 http://hdl.handle.net/10174/39620 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|