|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39384
|
Title: | ). Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo |
Authors: | Artur, Ana Roque, Catarina Cristóvão, Ana Maria |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | Artur, A; Almeida Roque, C.; Cristóvão, A.M. (2024). Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia
cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo. In A. Guerreiro, M. L. Borges, & C. Luísa
(Eds.), Atas do IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na
contemporaneidade. Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/jda6-tr76. |
Abstract: | O estudo em foco, de natureza qualitativa e exploratória, reporta as perspetivas
de vários atores de uma comunidade escolar sobre o processo de inclusão de crianças
de etnia cigana num Agrupamento de Escolas (AE) do Norte Alentejo. O estudo teve
como objetivo principal, conhecer o processo de inclusão de crianças e jovens de etnia
cigana, desde o jardim de infância até ao 9.º ano de escolaridade. Para a recolha de
dados, foram realizadas quatro entrevistas focus group com: i) encarregados de
educação; ii) alunos; iii) professores; iv) técnicos especializados e uma entrevista
individual ao diretor do AE e pesquisa documental aos documentos orientadores do
referido Agrupamento. A análise dos dados, baseou-se na análise de conteúdo das
entrevistas, a análise documental de documentos oficiais e a sua posterior triangulação.
Os resultados preliminares sugerem que tem vindo a ser feito um trabalho de estreita
colaboração entre a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, a Técnica
de Intervenção Local e a comunidade cigana, com vista ao acesso, à frequência e
participação na escola das crianças deste grupo populacional. Na perspetiva dos
participantes, a Técnica de Intervenção Local, é vista como um elemento-chave neste
processo através do seu trabalho de proximidade com a comunidade cigana. Tem-se
verificado que cada vez mais crianças de etnia cigana frequentam a educação pré-
escolar e permanecem na escola até, pelo menos, ao 9.º ano de escolaridade. As
famílias consideram que a escola é importante na medida em que educa os seus filhos
ao nível do saber estar, mas também porque espera que, ao terem sucesso na escola,
possam ter um futuro melhor com trabalho melhor, relativamente às suas experiências de vida. Foram também identificados alguns desafios relacionados com a itinerância
sazonal da comunidade em estudo, que resulta no absenteísmo dos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/39384 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|