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                http://hdl.handle.net/10174/39384
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| Title:  | ). Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia  cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo |  
| Authors:  | Artur, Ana Roque, Catarina Cristóvão, Ana Maria |  
| Issue Date:  | 2024 |  
| Citation:  | Artur, A; Almeida Roque, C.; Cristóvão, A.M. (2024). Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia 
cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo. In A. Guerreiro, M. L. Borges, & C. Luísa 
(Eds.), Atas do IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na 
contemporaneidade. Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/jda6-tr76. |  
| Abstract:  | O estudo em foco, de natureza qualitativa e exploratória, reporta as perspetivas 
de vários atores de uma comunidade escolar sobre o processo de inclusão de crianças 
de etnia cigana num Agrupamento de Escolas (AE) do Norte Alentejo. O estudo teve 
como objetivo principal, conhecer o processo de inclusão de crianças e jovens de etnia 
cigana, desde o jardim de infância até ao 9.º ano de escolaridade. Para a recolha de 
dados, foram realizadas quatro entrevistas focus group com: i) encarregados de 
educação; ii) alunos; iii) professores; iv) técnicos especializados e uma entrevista 
individual ao diretor do AE e pesquisa documental aos documentos orientadores do 
referido Agrupamento. A análise dos dados, baseou-se na análise de conteúdo das 
entrevistas, a análise documental de documentos oficiais e a sua posterior triangulação. 
Os resultados preliminares sugerem que tem vindo a ser feito um trabalho de estreita 
colaboração entre a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, a Técnica 
de Intervenção Local e a comunidade cigana, com vista ao acesso, à frequência e 
participação na escola das crianças deste grupo populacional. Na perspetiva dos 
participantes, a Técnica de Intervenção Local, é vista como um elemento-chave neste 
processo através do seu trabalho de proximidade com a comunidade cigana. Tem-se 
verificado que cada vez mais crianças de etnia cigana frequentam a educação pré-
escolar e permanecem na escola até, pelo menos, ao 9.º ano de escolaridade. As 
famílias consideram que a escola é importante na medida em que educa os seus filhos 
ao nível do saber estar, mas também porque espera que, ao terem sucesso na escola, 
possam ter um futuro melhor com trabalho melhor, relativamente às suas experiências de vida. Foram também identificados alguns desafios relacionados com a itinerância 
sazonal da comunidade em estudo, que resulta no absenteísmo dos alunos. |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/39384 |  
| Type:  | article |  
| Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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