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Title: ). Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo
Authors: Artur, Ana
Roque, Catarina
Cristóvão, Ana Maria
Issue Date: 2024
Citation: Artur, A; Almeida Roque, C.; Cristóvão, A.M. (2024). Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo. In A. Guerreiro, M. L. Borges, & C. Luísa (Eds.), Atas do IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade. Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/jda6-tr76.
Abstract: O estudo em foco, de natureza qualitativa e exploratória, reporta as perspetivas de vários atores de uma comunidade escolar sobre o processo de inclusão de crianças de etnia cigana num Agrupamento de Escolas (AE) do Norte Alentejo. O estudo teve como objetivo principal, conhecer o processo de inclusão de crianças e jovens de etnia cigana, desde o jardim de infância até ao 9.º ano de escolaridade. Para a recolha de dados, foram realizadas quatro entrevistas focus group com: i) encarregados de educação; ii) alunos; iii) professores; iv) técnicos especializados e uma entrevista individual ao diretor do AE e pesquisa documental aos documentos orientadores do referido Agrupamento. A análise dos dados, baseou-se na análise de conteúdo das entrevistas, a análise documental de documentos oficiais e a sua posterior triangulação. Os resultados preliminares sugerem que tem vindo a ser feito um trabalho de estreita colaboração entre a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, a Técnica de Intervenção Local e a comunidade cigana, com vista ao acesso, à frequência e participação na escola das crianças deste grupo populacional. Na perspetiva dos participantes, a Técnica de Intervenção Local, é vista como um elemento-chave neste processo através do seu trabalho de proximidade com a comunidade cigana. Tem-se verificado que cada vez mais crianças de etnia cigana frequentam a educação pré- escolar e permanecem na escola até, pelo menos, ao 9.º ano de escolaridade. As famílias consideram que a escola é importante na medida em que educa os seus filhos ao nível do saber estar, mas também porque espera que, ao terem sucesso na escola, possam ter um futuro melhor com trabalho melhor, relativamente às suas experiências de vida. Foram também identificados alguns desafios relacionados com a itinerância sazonal da comunidade em estudo, que resulta no absenteísmo dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39384
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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