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                http://hdl.handle.net/10174/39382
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| Title:  | Relatório Final. Projeto Mochila Leve (2023/2024) |  
| Authors:  | Fialho, Isabel Cristóvão, Ana Maria Roque, Catarina Rebelo, Hugo Agostinho, Inês Sebastião, Luís Coppi, Marcelo Martins, Maria Costa, Paulo Gonçalves, Teresa |  
| Issue Date:  | 2024 |  
| Citation:  | Fialho, I. (Coord.), Cristóvão, A. M., Roque, C., Rebelo, H., Agostinho, I., Sebastião, L., Coppi, M., Martins, M. Cid, M., Costa, P., Gonçalves, T.  (2024, dezembro). Relatório Final. Projeto Mochila Leve (2023/2024), 206 pp. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE). |  
| Abstract:  | O Projeto Mochila Leve (PML) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que teve início no
ano letivo 2018/2019, em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Tal como referido no Relatório
Intercalar - Programa Mochila Leve (2019/2020), o projeto assenta em duas grandes medidas estratégicas:
(i) Criar uma rede concelhia de docentes, pertencentes a diferentes níveis de ensino e agrupamentos
de escolas que reúne, periodicamente, para planificar, partilhar experiências pedagógicas e gerar
uma comunidade de reflexão sobre a adoção obrigatória de manuais escolares, no 1.º CEB, e a
importância da utilização de recursos didáticos diversificados que promovam o envolvimento e a
aprendizagem dos alunos, ao longo de todos os ciclos de ensino;
(ii) Criar condições para o desenvolvimento profissional dos docentes assente no trabalho
colaborativo e na utilização de recursos didáticos diversificados: materiais manipuláveis,
plataformas digitais, materiais didáticos diferenciados, criação de recursos próprios, entre outros,
em substituição dos manuais escolares que deixam de ser o recurso principal para a
aprendizagem em sala de aula.
Para a operacionalização destas medidas, a CMO assumiu os seguintes compromissos:
a) Organização de uma oferta formativa, contínua, aos docentes recorrendo a entidades parceiras;
b) reforçar o sinal de internet nas escolas que integrassem o projeto; c) o acesso a uma plataforma
Moodle para reflexão e partilha de recursos e práticas; d) atribuir a cada agrupamento de escolas
um subsídio para a aquisição de material didático e tecnológico (tablets e respetivas capas e
armário de carregamento), de acordo com o respetivo rácio de alunos e turmas envolvidos, para
que cada professor garantisse a existência de diversos recursos para além do manual escolar, no
1.º CEB. (Domingos, Gomes, & Matos, 2020, p.4).
Para além destes compromissos, a autarquia, disponibilizou, até ao ano letivo de 2022/2023, o acesso a
uma plataforma de recursos educativos digitais (Escola virtual) e tem vindo a equipar as escolas com
diversos recursos, designadamente tablets, tendo distribuído um tablet por cada dois alunos e um por
professor |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/39382 |  
| Type:  | report |  
| Appears in Collections: | PED - Relatórios
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