Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39382

Title: Relatório Final. Projeto Mochila Leve (2023/2024)
Authors: Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
Roque, Catarina
Rebelo, Hugo
Agostinho, Inês
Sebastião, Luís
Coppi, Marcelo
Martins, Maria
Costa, Paulo
Gonçalves, Teresa
Issue Date: 2024
Citation: Fialho, I. (Coord.), Cristóvão, A. M., Roque, C., Rebelo, H., Agostinho, I., Sebastião, L., Coppi, M., Martins, M. Cid, M., Costa, P., Gonçalves, T. (2024, dezembro). Relatório Final. Projeto Mochila Leve (2023/2024), 206 pp. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE).
Abstract: O Projeto Mochila Leve (PML) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que teve início no ano letivo 2018/2019, em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Tal como referido no Relatório Intercalar - Programa Mochila Leve (2019/2020), o projeto assenta em duas grandes medidas estratégicas: (i) Criar uma rede concelhia de docentes, pertencentes a diferentes níveis de ensino e agrupamentos de escolas que reúne, periodicamente, para planificar, partilhar experiências pedagógicas e gerar uma comunidade de reflexão sobre a adoção obrigatória de manuais escolares, no 1.º CEB, e a importância da utilização de recursos didáticos diversificados que promovam o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, ao longo de todos os ciclos de ensino; (ii) Criar condições para o desenvolvimento profissional dos docentes assente no trabalho colaborativo e na utilização de recursos didáticos diversificados: materiais manipuláveis, plataformas digitais, materiais didáticos diferenciados, criação de recursos próprios, entre outros, em substituição dos manuais escolares que deixam de ser o recurso principal para a aprendizagem em sala de aula. Para a operacionalização destas medidas, a CMO assumiu os seguintes compromissos: a) Organização de uma oferta formativa, contínua, aos docentes recorrendo a entidades parceiras; b) reforçar o sinal de internet nas escolas que integrassem o projeto; c) o acesso a uma plataforma Moodle para reflexão e partilha de recursos e práticas; d) atribuir a cada agrupamento de escolas um subsídio para a aquisição de material didático e tecnológico (tablets e respetivas capas e armário de carregamento), de acordo com o respetivo rácio de alunos e turmas envolvidos, para que cada professor garantisse a existência de diversos recursos para além do manual escolar, no 1.º CEB. (Domingos, Gomes, & Matos, 2020, p.4). Para além destes compromissos, a autarquia, disponibilizou, até ao ano letivo de 2022/2023, o acesso a uma plataforma de recursos educativos digitais (Escola virtual) e tem vindo a equipar as escolas com diversos recursos, designadamente tablets, tendo distribuído um tablet por cada dois alunos e um por professor
URI: http://hdl.handle.net/10174/39382
Type: report
Appears in Collections:PED - Relatórios

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