|
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39363
|
| Title: | Contributos do Biofeedback para promoção da Saúde Mental em Estudantes Universitários |
| Authors: | Oliveira, Ana Rita Antunes de |
| Advisors: | Pereira, Anabela Maria Sousa Carapeto, Maria João Serrano |
| Keywords: | Ansiedade Saúde mental Biofeedback Estudantes Universitários Distress Depressão Anxiety Mental health Biofeedback University students Distress Depression. |
| Issue Date: | 23-May-2025 |
| Publisher: | Universidade de Évora |
| Abstract: | A ansiedade e a depressão nos alunos do ensino superior têm vindo a aumentar, motivando a investigação da sua etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção, com destaque para o uso do Biofeedback (BFB). Este trabalho integra dois estudos. O primeiro, quantitativo, envolveu 126 estudantes e analisou a sintomatologia psicológica em relação a variáveis sociodemográficas. O segundo, quasi-experimental, avaliou o impacto de um programa de BFB em 18 estudantes, divididos em dois grupos: um experimental, com oito sessões de BFB, e um de controlo. Os resultados do primeiro estudo indicaram que ser do género feminino, residir longe da universidade e ser mais jovem está associado a níveis mais elevados de ansiedade e depressão. No segundo estudo, o grupo experimental apresentou, após a intervenção, uma redução da ansiedade e da depressão, enquanto o grupo de controlo registou um agravamento dos sintomas. O BFB revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz no apoio à gestão emocional dos estudantes. Contributions of Biofeedback to the Promotion of Mental Health in University Students - Abstract:
Anxiety and depression in higher education students have been on the rise, prompting research into their etiology, symptoms and intervention strategies, with an emphasis on the use of Biofeedback (BFB). This study comprises two studies. The first, quantitative, involved 126 students and analyzed psychological symptomatology in relation to sociodemographic variables. The second, quasi-experimental, evaluated the impact of a BFB program on 18 students, divided into two groups: an experimental group, with eight BFB sessions, and a control group. The results of the first study indicated that being female, living away from university and being younger were associated with higher levels of anxiety and depression. In the second study, the experimental group showed a reduction in anxiety and depression after the intervention, while the control group experienced a worsening of symptoms. The BFB thus proved to be an effective tool in supporting students' emotional management. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/39363 |
| Type: | masterThesis |
| Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|