Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39308

Title: Abordagens à competência digital nos currículos de formação inicial de professores: análise comparativa de países digitalmente avançados
Authors: Cruz, Elisabete
Sousa, Emily
Editors: Machado, D.
Gonzaga, K.
Fedato, R.
Keywords: Currículo
Formação Inicial de Professores
Competência Digital Docente
Issue Date: 2025
Publisher: Editora Escolha Certa
Citation: Cruz, E. & Sousa, E. (2025). Abordagens à competência digital nos currículos de formação inicial de professores: análise comparativa de países digitalmente avançados. In D. Machado, K. Gonzaga & R. Fedato (Orgs). Indagações Curriculares na Escola, na Universidade e no Território. (pp.132-155). Editora Escolha Certa.
Abstract: Este estudo examina a integração da competência digital nos currículos de formação inicial de professores em quatro países considerados líderes na preparação digital: Finlândia, Nova Zelândia, Países Baixos e Noruega. A pesquisa parte da hipótese de que países digitalmente avançados têm abordagens mais consistentes para o desenvolvimento da competência digital docente. A componente empírica que suporta o estudo é fundamentada na análise documental e inclui uma análise comparativa dos currículos e documentos normativos de formação inicial de professores em cada país. Foram analisados os requisitos de elegibilidade para a profissão docente, os padrões relacionados com a competência digital e a forma como essa competência é abordada nos programas de formação inicial. Os resultados encontrados sugerem que, mesmo em contextos altamente digitalizados, há um certo conservadorismo na formulação dos currículos de formação inicial de docentes, que parece não acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas e as expectativas internacionais. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem a influência das políticas e diretrizes nacionais nas abordagens institucionais, com foco em estratégias práticas e didáticas que promovam o desenvolvimento da competência digital docente na formação inicial.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39308
ISBN: 978-65-85446-23-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2025 Cruz&Sousa_IN_Indagacoescurriculares_2025.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois