Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39306

Title: Laboratórios virtuais no ensino de ciências no secundário: Uma revisão sistemática de literatura entre 2021 e 2023
Authors: Cole, Bruno
Moura, Rute
Cole, Thiciana
André, Osvaldo
Cruz, Elisabete
Keywords: Laboratório virtual
Ensino de ciências
Ensino secundário
Revisão Sistemática de Literatura
Issue Date: 2025
Publisher: Indagatio Didactica
Citation: Cole, B., Moura, R., Cole, T., André, O., & Cruz, E. (2025). Laboratórios virtuais no ensino de ciências no secundário: Uma revisão sistemática de literatura entre 2021 e 2023. Indagatio Didactica, 17(2), 141-160. https://doi.org/10.34624/id.v17i2.39132
Abstract: Este artigo de Revisão Sistemática de Literatura explora o uso de Laboratórios Virtuais (LVs) no ensino secundário de ciências, com foco em três questões centrais: (1) como os LVs têm sido abordados nas aulas de ciências, (2) qual o impacto desses laboratórios no desempenho dos alunos e no desenvolvimento de competências em ciências, e (3) como eles contribuem para superar as barreiras estruturais e de infraestrutura no ensino de ciências, especialmente em contextos socioeconómicos variados. As diferentes fases do processo de revisão incluíram: a definição de objetivos/questões, de equações de pesquisa e das bases de dados; a determinação de critérios de inclusão e de exclusão; a definição da estratégia de pesquisa; e a apresentação e discussão dos resultados. Seguindo o protocolo estabelecido foram localizados 100 artigos em 3 bases científicas (Scopus, WoS e ERIC) identificando-se apenas 4 trabalhos, publicados entre 2021 e 2023, com potencial para responder aos propósitos visados. Os resultados apurados sugerem que: (1) os LVs são abordados como complementos às aulas práticas tradicionais e alternativas viáveis aos laboratórios físicos, adaptando-se a diferentes contextos e necessidades educativas; (2) os LVs têm um impacto positivo e multifacetado no desempenho dos alunos e no desenvolvimento de competências em ciências no ensino secundário e (3) desempenham um papel crucial na superação de barreiras estruturais e de infraestrutura no ensino de ciências, proporcionando uma alternativa acessível para as experiências no ensino de Ciências, além de garantir a continuidade da aprendizagem em contextos com recursos socioeconómicos limitados.
URI: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39132
http://hdl.handle.net/10174/39306
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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