Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39272

Title: O raciocínio matemático através da exploração de padrões com crianças
Authors: Passos, Maria Margarida Castanheira Marques Gondim Passos
Advisors: Borralho, António Manuel Águas
Keywords: Raciocínio matemático
Padrões
Creche
Pré-escolar
Mathematical reasoning
Patterns
Daycare
Preschool
Issue Date: 19-May-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar, integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora. O presente relatório retrata uma investigação decorrida em dois contextos educativos diferentes, um grupo de crianças de creche em 2021 e outro de pré-escolar em 2024. A dimensão investigativa segue uma abordagem qualitativa através da modalidade de investigação-ação onde, durante um período de tempo, foram realizadas diversas tarefas de forma a desenvolver o raciocínio matemático nas crianças. Para tal finalidade, foi considerada a questão “Que raciocínio matemático as crianças desenvolvem quando envolvidas com tarefas sobre padrões?”, com o objetivo geral de compreender de que modo a exploração de padrões pode contribuir para promover o raciocínio matemático das crianças. Partindo da questão inicial, foram consideradas três questões orientadoras de investigação: De que forma as crianças identificam um padrão?, Que raciocínio matemático está envolvido na construção de padrões?; e Que representações matemáticas as crianças apresentam quando envolvidas com tarefas sobre padrões? Para dar resposta às questões acima colocadas, foram propostas diferentes tarefas para crianças com idades compreendidas entre um ano e três anos em contexto de creche, e entre os três e os seis anos em contexto de pré-escolar. Para a observação e análise das tarefas foi essencial a utilização das notas de campo e registos fotográficos, registados diariamente nos dois contextos, assim como as planificações e reflexões semanais. Do estudo efetuado, é possível confirmar que as crianças conseguiram desenvolver alguns aspetos relacionados com o tema: identificar e construir padrões, desenvolver diferentes processos de raciocínio durante a exploração de padrões e, representar e descrever os seus raciocínios através de produções ou manipulação de objetos - Mathematical reasoning through the exploration of patterns with children - Abstract: This report was developed within the scope of the curricular units Supervised Teaching Practice in Nursery and Supervised Teaching Practice in Pre-School, integrated into the study plan of the Master's in Pre-School Education at the University of Évora. This report portrays an investigation carried out in two different educational contexts, a group of daycare children in 2021 and another of preschool children in 2024. The investigative dimension follows a qualitative approach through the action research modality where, over a period of time, several tasks were carried out in order to develop mathematical reasoning in children. For this purpose, the question “What mathematical reasoning do children develop when involved in tasks about patterns?” was considered, with the general objective of understanding how the exploration of patterns can contribute to promoting children's mathematical reasoning. Starting from the initial question, three guiding research questions were considered: “How do children identify a pattern?”, “What mathematical reasoning is involved in the construction of patterns?”, and “What mathematical representations do children present when involved with tasks about standards?”. To answer the questions posed above, different tasks were proposed for children aged between one year and three years in a daycare context, and between three and six years old in a preschool context. For the observation and analysis of the tasks, it was essential to use field notes and photographic records, recorded daily in both contexts, as well as a weekly planning and reflections. From the study carried out, it is possible to confirm that the children were able to develop some aspects related to the topic:identify and construct patterns, develop different reasoning processes during the exploration of patterns and represent and, describe their reasoning through productions or manipulation of objects.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39272
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-educaçao_Pre_Escolar-Maria_Margarida_Castanheira_Marques_Gondim_Passos.pdf3.03 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois