Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39251

Title: A poesia de Amadeu Baptista - Ekphrasis e desocultação
Authors: Maceiras, Raquel Diana Ramalho
Advisors: Santos, Maria Cristina Firmino
Keywords: Amadeu Baptista
Poesia Contemporânea Portuguesa
Literatura
Ekphrasis
Pintura
Amadeu Baptista
Contemporary Portuguese Poetry
Literature
Ekphrasis
Painting
Issue Date: 11-Jul-2025
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A obra do autor português Amadeu Baptista (1953-) é frequentemente dotada de um discurso poético que visa o diálogo entre a palavra e a obra visual, manifesto nos títulos lançados: O Som do Vermelho (2003), tríptico poético sobre a pintura do artista plástico Rogério Ribeiro; Poemas de Caravaggio (2008) e Poemas de Leonardo (2018), menção aos célebres pintores italianos; Veneziana (2023), alusivo à pintura veneziana; entre outras produções. Ao debruçar-se pela obra de arte, a construção literária de Amadeu Baptista colocase sobre circunstâncias que remetem para o conceito de ekphrasis e abrem caminho à desocultação, unverborgenheit, termo utilizado pelo autor Martin Heidegger (1889-1976), no ensaio A Origem da Obra de Arte. Recorrendo aos quatro títulos mencionados, a presente tese procura analisar o processo poético desse corpus, de um autor que tem sido pouco estudado sob uma lente poético-pictórica, oferecendo um pequeno contributo para que, no futuro, outras perspectivas se elevem; - The poetry of Amadeu Baptista - Ekphrasis and unconcealment ABSTRACT: The work of portuguese author Amadeu Baptista (1953-) is often endowed with a poetic discourse aimed at a dialogue between the word and the visual work, manifested in the titles released: O Som do Vermelho (2003); Poemas de Caravaggio (2008) and Poemas de Leonardo (2018); Veneziana (2023); among other productions. In looking at the work of art, Amadeu Baptista's literary construction centres on circumstances that refer to the concept of ekphrasis and open the way to unveiling, unverborgenheit, a term used by the author Martin Heidegger (1889-1976) in his essay The Origin of the Work of Art. Using the four titles mentioned as the corpus, this thesis seeks to analyse the poetic process of an author who has been little studied through a poetic-pictorial lens, offering a small contribution so that, in the future, other perspectives may be raised.
URI: http://hdl.handle.net/10174/39251
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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