Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39202

Title: BRASIL E PORTUGAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL AO ENSINO SUPERIOR
Authors: Mattei, Tatiane
Ferreira, Elsa
Alves, Lucir Reinaldo
Rego, Conceição
Keywords: ensino superior
ações afirmativas
acesso
permanência
políticas
Issue Date: Aug-2025
Citation: Mattei, T., Ferreira, E., Alves, L., & Rego, C. (2025). Brasil e Portugal: Uma análise das políticas de inclusão social para o ensino superior. Educação em Revista. EDUR • Educação em Revista. 2025;41;e47789; DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469847789; Preprint: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6557.
Abstract: Este artigo descreve e analisa as políticas de inclusão social ao ensino superior implementadas no Brasil e em Portugal a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Essas políticas visam promover condições para que grupos mais desfavorecidos possam aceder, frequentar e concluir com sucesso esse grau de ensino. A criação e o desenvolvimento dessas políticas têm evoluído em paralelo à diversificação de públicos que chegam ao ensino superior. Este estudo permite concluir que as medidas implementadas são distintas nos dois países. No caso do acesso, no Brasil predominam iniciativas que buscam a equidade levando em consideração a proveniência socioeconômica e, posteriormente, a cor e a etnia. Já em Portugal, onde ainda não existem ações afirmativas, as medidas que corporizam alguma discriminação positiva no acesso ao ensino superior privilegiam os adultos já inseridos no mercado de trabalho, bem como os jovens provenientes de formações profissionalizantes. Para além do acesso, no caso das políticas que visam apoiar a permanência, em ambos países, os apoios financeiros são mais frequentes.
URI: https://www.scielo.br/j/edur/a/DxL35ChbQqfJLk4593V9X7K/?lang=pt
http://hdl.handle.net/10174/39202
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Brasil e Portugal_PT 2025 Educ.Rev.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois