Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39088

Title: Matemática com vida – educação matemática e cultura
Authors: Neto, Teresa
Vale, Isabel
Latas, Joana
Issue Date: 2025
Publisher: Universidade de Aveiro
Citation: Neto, T.; Vale, I. & Latas, J. (2025). Matemática com vida – educação matemática e cultura. In V. Santos, T. Neto, I. Cabrita, M. Pinheiro, J.B. Lopes (orgs.), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a cultura(pp. 23-36). Universidade de Aveiro.
Abstract: A matemática é essencial na educação, tanto pelo seu valor utilitário quanto pela sua formação cultural. A relação entre matemática e cultura é frequentemente estudada, mas nem sempre é explorada de forma integrada. Conectar a matemática com outras áreas do conhecimento e com o quotidiano pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Nos ambientes multiculturais das salas de aula, considerar os interesses e realidades dos alunos é fundamental para um ensino mais eficaz. A articulação entre conexões matemáticas e etnomatemática permite explorar diferentes representações do conhecimento matemático. Essas abordagens têm mostrado bons resultados, tanto com alunos quanto com futuros professores, ao promover tarefas que ligam a matemática às artes visuais e à realidade, proporcionando uma compreensão mais ampla da disciplina. A finalidade deste painel é refletir sobre questões e explorar experiências que surgem nas práticas e na investigação em educação matemática associada a aspetos culturais. De seguida apresento, a título de exemplo, algumas das questões que poderão servir de mote para a reflexão/discussão no painel. Que novos desafios surgem nas perspetivas metodológicas utilizadas em ambientes multiculturais na educação matemática? Como é que eles podem ser abordados? Que desafios se colocam aos educadores matemáticos e aos investigadores em educação matemática, quando trabalham com e em ambientes multiculturais diversos? Que oportunidades surgem na interação entre a investigação em educação matemática em ambientes multiculturais e o desenvolvimento e implementação de políticas locais? Que conhecimentos podem ser desenvolvidos na análise dessa interação?
URI: http://hdl.handle.net/10174/39088
ISBN: 978-989-9253-14-8
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EducaçãoMatemática&Cultura_Neto,Vale&Latas_2025.pdf19.06 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois