Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39088
|
Title: | Matemática com vida – educação matemática e cultura |
Authors: | Neto, Teresa Vale, Isabel Latas, Joana |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Citation: | Neto, T.; Vale, I. & Latas, J. (2025). Matemática com vida – educação matemática e cultura. In V. Santos, T. Neto, I. Cabrita, M. Pinheiro, J.B. Lopes (orgs.), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a cultura(pp. 23-36). Universidade de Aveiro. |
Abstract: | A matemática é essencial na educação, tanto pelo seu valor utilitário quanto pela sua formação cultural. A relação entre matemática e cultura é frequentemente estudada, mas nem sempre é explorada de forma integrada. Conectar a matemática com outras áreas do conhecimento e com o quotidiano pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Nos ambientes multiculturais das salas de aula, considerar os interesses e realidades dos alunos é fundamental para um ensino mais eficaz. A articulação entre conexões matemáticas e etnomatemática permite explorar diferentes representações do conhecimento matemático. Essas abordagens têm mostrado bons resultados, tanto com alunos quanto com futuros professores, ao promover tarefas que ligam a matemática às artes visuais e à realidade, proporcionando uma compreensão mais ampla da disciplina.
A finalidade deste painel é refletir sobre questões e explorar experiências que surgem
nas práticas e na investigação em educação matemática associada a aspetos
culturais. De seguida apresento, a título de exemplo, algumas das questões que poderão servir de mote para a reflexão/discussão no painel.
Que novos desafios surgem nas perspetivas metodológicas utilizadas em ambientes multiculturais na educação matemática? Como é que eles podem ser abordados? Que desafios se colocam aos educadores matemáticos e aos investigadores em educação matemática, quando trabalham com e em ambientes multiculturais
diversos? Que oportunidades surgem na interação entre a investigação em educação
matemática em ambientes multiculturais e o desenvolvimento e implementação de
políticas locais? Que conhecimentos podem ser desenvolvidos na análise dessa
interação? |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/39088 |
ISBN: | 978-989-9253-14-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|