|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/39031
|
Title: | Guia sobre publicação científica em acesso aberto no MED: Para investigadores e alunos de doutoramento |
Authors: | Gomes, Luis Pedroso, Nuno Eufrázio, Sofia |
Keywords: | Ciência Aberta Gestão de Ciência Publicação Científica Licenças Creative Commons Repositórios Institucionais RCAAP Boas Práticas de Publicação Revistas Predatórias Depósito de Publicações Investigação Científica MED – Instituto Mediterrânico para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento |
Issue Date: | 1-May-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Gomes, L., Pedroso, N., & Eufrázio, S. (2025). Guia sobre publicação científica em acesso aberto no MED: Para investigadores e alunos de doutoramento (Versão 1.0 – maio de 2025). Universidade de Évora, MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento. |
Abstract: | Guia informativo desenvolvido pela Equipa Executiva do MED – Instituto Mediterrânico para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de apoiar investigadores e alunos de doutoramento na compreensão e aplicação das principais orientações relativas ao acesso aberto e à disseminação de publicações científicas. Apresenta, de forma clara e prática, os requisitos das políticas nacionais e europeias de ciência aberta, com ênfase nas exigências da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Comissão Europeia em matéria de acesso aberto. São abordados temas como o licenciamento de publicações, taxas de APC, indexação, depósito em repositórios abertos, embargos e revistas predatórias. Este documento constitui um recurso técnico de capacitação institucional, concebido no contexto do MED e alinhado com os princípios da ciência aberta, estando sujeito a futuras atualizações. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/39031 |
Type: | other |
Appears in Collections: | MED - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|