Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/38997
|
Title: | A importância do domínio do registo agudo e sobreagudo do clarinete no ensino básico |
Authors: | Beatriz Tavares Figueira, Beatriz Tavares Figueira |
Advisors: | Santos, Ana Maria Mendes Carvalho dos |
Keywords: | Registo agudo Registo sobreagudo Estratégias Clarinete Ensino básico High register Strategies Clarinet Basic education |
Issue Date: | 3-Jun-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | presente relatório encontra-se dividido em duas partes centrais, sendo a primeira referente à Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola de Música do Orfeão de Leiria-Conservatório de Artes, onde se pretende fazer um enquadramento histórico da instituição, assim como descrever o trabalho desenvolvido com os alunos acompanhados durante a PES.
A segunda parte deste relatório caracteriza o processo de investigação e os seus resultados, tendo como principal objetivo analisar e averiguar a importância do domínio do registo agudo e sobreagudo no percurso de um aluno do ensino básico de clarinete, mostrando de que forma é que as más abordagens destes registos podem influenciar negativamente a aprendizagem do estudante. Este trabalho pretende também indicar as possíveis e as diferentes estratégias para ajudar nesta problemática. Deste modo, será feita uma compilação de exercícios que ajudem no desenvolvimento do registo, uma vez que, segundo a pesquisa realizada pela mestranda, não foi encontrado nada específico para o ensino básico; - The importance of mastering the acute and superacute registers of the clarinet in elementary education -
Abstract: This report is divided ito two main sections. The first focuses on the Supervised Teaching Practice (STP) conducted at the Orfeão de Leiria Music School – Conservatory of Arts. This section aims to provide a historical overview of the institution and describe the work developed with the students during the STP.
The second part of this report characterizes the research process and its findings. The primary objective is to analyze and examine the importance of mastering the high and altissimo registers in the learning journey of a beginner-level clarinet student, demonstrating how poor approaches to these registers can negatively impact the student's learning. This work also aims to propose various strategies to address this issue. Accordingly, a compilation of exercises will be presented to support the development of these registers, as the research conducted by the author revealed a lack of specific resources for beginner-level instruction. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38997 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|