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http://hdl.handle.net/10174/38416
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Title: | Conceções de criatividade de estudantes e docentes do ensino superior |
Authors: | Henriques, Maria Calado Branco Ponte |
Advisors: | Fialho, Isabel José Chaleta, Maria Elisa |
Keywords: | Criatividade Conceções de criatividade Desenvolvimento da criatividade Criatividade no ensino superior Creativity Conceptions of creativity Creativity development Creativity in higher education |
Issue Date: | 7-Apr-2025 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo pretende conhecer e compreender as conceções de estudantes (de 1º ciclo, que frequentem o 1º e 3º ano) e de professores da Universidade de Évora, das diferentes áreas de estudo (ciências e tecnologia, ciências sociais e artes) sobre o que pensam ser a criatividade, sobre as estratégias de desenvolvimento da criatividade que adotam no seu dia-a-dia e no contexto escolar e sobre a importância que atribuem à criatividade no ensino superior. Por fim, o estudo visa ainda identificar possíveis diferenças entre os grupos de participantes (estudantes e professores) e as variáveis de género, área de estudo e ano frequentado (no caso dos alunos). A amostra é composta por trinta estudantes, de primeiro e terceiro ano de licenciatura, das três áreas do conhecimento (ciências sociais, ciências e tecnologia e artes) e por 12 professores que lecionam nas mesmas áreas do conhecimento. Os resultados demonstram que existem múltiplas e complexas perspetivas na conceptualização da criatividade. Foi possível verificar que ambos os grupos (alunos e professores) concebem a criatividade enquanto uma competência (59%, n=72), passível de desenvolvimento (n=37). Em relação ao desenvolvimento da criatividade, os estudantes e os professores referem mais vezes a realização de atividades (ler, escrever, observar) para incrementar esta competência. Os alunos recorrem à procura de informação de forma a aumentar a sua criatividade enquanto estudantes. Na prática docente, os professores verbalizam que recorrem à adaptação de metodologias de ensino-aprendizagem no desenvolvimento da criatividade. Por fim, em ambos os grupos a criatividade é reconhecida enquanto uma competência muito importante. Foi ainda possível observar diferenças entre os dois grupos e entre as restantes variáveis em estudo (género, área de estudo e ano de frequência no caso dos estudantes). Estas diferenças transmitem uma perspetiva da natureza multifacetada da criatividade e demonstram a alteração e desenvolvimento das próprias conceções através das experiências educacionais e individuais. - Abstract
Conceptions of Creativity of higher education students and teachers -
This study aims to understand and comprehend the conceptions of students (in bachelor degree, attending the 1st and 3rd year) and professors at the University of Évora, from different fields of study (science and technology, social sciences, and arts), regarding what they perceive as creativity, the strategies they adopt for developing creativity in their daily lives and in the academic context, and the importance they attribute to creativity in higher education. Finally, the study also aims to identify possible differences between the participant groups (students and professors) and variables such as gender, field of study, and the academic year attended (in the group of students).
The sample consists of thirty students from the first and third years, from the three areas of knowledge (social sciences, science and technology, and arts), and twelve professors who teach in these same areas.
The results demonstrate that there are multiple and complex perspectives in the conceptualization of creativity. It was possible to verify that both groups (students and professors) see creativity as a competence (59%, n=72) that can be developed (n=37). Regarding the development of creativity, students and professors most frequently mentioned engaging in activities (reading, writing, observing) to enhance this competence. Students seek information as a way to increase their creativity as learners. In their teaching practices, professors stated that they adapt teaching-learning methodologies to promote the development of creativity. Lastly, in both groups, creativity is recognized as a highly important competence in high education. Differences were also observed between the two groups and across the studied variables (gender, field of study, and academic year in the case of students). These differences reflect a multifaceted perspective of creativity and demonstrate the changes and development of individual conceptions through educational and personal experiences. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/38416 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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